Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Política
>
Quase pronto
Santo André entrega Complexo Cassaquera até o fim deste mês

Intervenções, que incluem canalização de córrego, terão custo final de R$ 41 milhões, valor financiado pela Corporação Andina de Fomento

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
14/01/2022 | 07:51
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), realizou no início da tarde de ontem a vistoria final nas obras de canalização e urbanização do Córrego Cassaquera e a expectativa é a de que a intervenção seja entregue até o fim do mês.

Conforme o chefe do Executivo, faltam apenas algumas pequenas intervenções nos arredores da obra para que ela seja entregue. Ao todo, em empreendimento envolve a canalização de quase doi quilômetros do córrego, obras de drenagem e a construção de um novo viário na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, que revitalizou o local.

“Hoje (ontem) é a vistoria fina, a previsão para entrega é na última semana de janeiro. É um eixo, com muitos aspectos. Tem o eixo ambiental de combate as enchentes, por conta da canalização do córrego, o que ampliou a captação de água. O aspecto social, já que aqui era uma área degradada, de terra, com moradias de risco. E aqui todo esse entorno muito populoso, Centreville, Parque Gerassi, é uma urbanização deste trecho. E a questão da mobilidade logística. É uma ligação da (Avenida Giovanni Battista) Pirelli com a entrada da (Avenida) Valentim Magalhães e com o Rodoanel”, avaliou o prefeito tucano ao Diário.

Ao todo, a obra teve aporte de R$ 41 milhões financiados por meio do CAF (Corporação Andina de Fomento). O valor foi utilizado para as intervenções no córrego e no entorno e parte do financiamento deverá ser utilizado para solucionar problemas sociais. A ideia é que seja elaborado mais uma cooperativa de catadores de material reciclável na cidade. 

“Essa era uma obra que estava prometida há mais de 20 anos e que as pessoas nem acreditavam mais que iria ser entregue. Mas a parceria com a CAF conseguimos tirar a obra do papel’, declarou o prefeito.

COMPENSAÇÃO

A obra de canalização do córrego Cassaquera ainda prevê compensação ambienta. A administração prevê plantar cerca de 700 árvores frutíferas e florísticas na região, além de gramas e plantas de diversas espécies, o que pode beneficiar sete bairros do entorno, que somam mais de 35 mil moradores.

Após pedido dos moradores do local, a Prefeitura também construiu, em toda a extensão das obras, uma faixa para ciclistas. O espaço para a circulação de biciletas fica entre o começo da Avenida Giovanni Battista Pirelli e segue até a Rua Louis Armstrong. Parte do traçado deverá ser de uso exclusivo para bicicletas e outra deverá ser compartilhada com pedestres, na calçada.

PREFEITO AVALIA QUE NÃO É MOMENTO PARA POLÍTICA

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), aproveitou a vistoria para repercutir fala do ex-ministro e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que sugeriu o nome do tucano como possível ao candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

Na avaliação do tucano, a lembrança pelo seu nome é algo positivo, assim como o reconhecimento de sua gestão à frente do Executivo de Santo André.

“A gente fica feliz por ter o nome lembrado e principalmente a cidade lembrada. A gente conseguiu resgatar a autoestima, essa boa imagem da gestão da cidade. No entanto, o moemento não é para discutir política ainda. Eu respeito muito, tenho admiração pelo Kassab e respeito quem já está fazendo estas articulações, mas o foco é cuidar das pessoas com relação à pandemia. Precisamos vencer a covid e as gripes de forma definitiva e até que isso não se resolva, a gente deixa a política em segundo plano”, avaliou.

CONVERSAS

Kassab colocou Paulo Serra como nome cotado à disputa estadual durante live na página do Diário no Facebook , anteontem. Segundo o ex-ministro, o prefeito mantém conversas para deixar o PSDB e retonar ao PSD, legenda a que esteve filiado de 2012 a 2015. "É um nome (Paulo Serra) que seria, inquestionavelmente, visto com bons olhos por todo o partido (na disputa ao governo)", avaliou o líder nacional do PSD.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.