Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 4 de Maio de 2024

Editorial
>
Editorial
Acerto de contas
Do Diário do Grande Abc
04/01/2022 | 23:59
Compartilhar notícia


A pandemia de Covid-19 impactou as finanças da maioria das pessoas. Empregos foram perdidos e empresas, fechadas. Isso trouxe consequências para os ganhos das famílias e também para o poder público, que viu os gastos crescerem e as verbas diminuírem drasticamente.


Indivíduos que sempre prezaram ter o nome limpo, de uma hora para outra se viram impossibilitados de quitar dívidas. Não por opção, mas sim por consequência de um momento de enorme sofrimento. A única forma de atravessar esse período foi postergar algumas contas. E o atraso acaba deixando os compromissos praticamente impagáveis por causa do acúmulo de juros e outras taxas.


Diante desse cenário a Prefeitura de São Bernardo lançou no último ano o PRT (Programa de Regularização de Tributos). Pelo qual oferecia aos moradores da cidade a chance de resolver suas pendências com o poder público obtendo 100% de desconto em juros e multas moratórias. E o valor poderia ser parcelado em até três vezes sem acréscimo ou em 12 parcelas corrigidas.


Deu certo. O município conseguiu recuperar R$ 100,8 milhões, montante referente aos acordos firmados por 26.846 contribuintes. Além disso, outros 944 esperam a vez de serem convocados até o dia 2 de abril para que possam também entrar em acordo e colocar a casa em ordem.


O prefeito Orlando Morando destacou que os valores arrecadados vão ser utilizados em setores importantes da administração, como saúde, educação, transportes e assistência social. E que, além disso, foi uma ajuda para que os são-bernardenses pudessem acertar suas contas.


Iniciativas como essa precisam ser saudadas. Este é um período de muitas dificuldades para todos. A vacinação em massa amenizou os efeitos da pandemia. Entretanto, o coronavírus, com suas variantes, ainda se faz presente em todas as partes. E nessa hora toda ajuda é bem-vinda. Ainda mais quando gera ganhos para quem paga e também para quem recebe. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.