Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Vendas de imóvel usado recuam no ABC, mas crescem no Estado
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
19/10/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


Pelo sexto mês consecutivo, o mercado de imóveis usados registra crescimento no Estado. Segundo dados do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), agosto fechou com alta de 2,08% em relação a julho, com 1.081 casas e apartamentos vendidos pelas 1.496 imobiliárias consultadas pela entidade.

Em sentido contrário ao Estado, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Osasco e Guarulhos, juntas, apresentaram queda de 1,14%. O desempenho negativo na região é justificado pelo apelo dos imóveis novos, com mais facilidades de pagamento. Mesmo assim, o Grande ABC continua forte no segmento – em julho, teve alta de 0,94% contra junho.

“O mercado de novos de forma geral está bem mais aquecido por ter a vantagem de que imóveis de até R$ 120 mil não têm entrada, ou seja, é possível financiar 100% do valor. No caso dos usados, só pode ser financiado 80%”, explica o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.

Tendência - De forma geral, o presidente do Creci considera positivo os resultados de agosto, já que é uma série de crescimento baseada em patamares elevados, registrados em meses anteriores a abril. “O mercado há três anos estava fraco, depois o crescimento expressivo jogou o segmento em patamar mais alto”, observa.

Viana Neto justifica a tendência como resultado do aumento da disponibilidade de crédito para compra de usados e o alongamento dos prazos de financiamento. “Os bancos estão com critérios mais flexíveis para a ficha cadastral, a renda informal é aceita para a composição do pagamento, os juros estão mais baixos e os prazos mais longos”, afirma.

Para 2008, o presidente do conselho garante mais crescimento. “O déficit habitacional é muito grande. Por mais que se venda e se construa, não dá para atender nem a demanda reprimida. O mercado vai crescer ainda mais”, avalia.

Bancos - Na avaliação de Viana Neto, a concorrência entre os bancos tem trazido grandes vantagens ao consumidor, o que estimula cada vez mais o mercado. Segundo ele, os incentivos oferecidos pela Caixa, com linhas mais populares, forçam os bancos privados a seguir os mesmos padrões e, até mesmo, oferecer mais vantagens para conquistar clientes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.