Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Setecidades
>
Premiação
Vencedores do Desafio de Redação
serão revelados dia 7

Concurso literário vai premiar melhores textos com bolsas de estudos na USCS e outros prêmios

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
28/10/2021 | 05:47
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


Os vencedores da 15ª edição do Desafio de Redação serão conhecidos no domingo, dia 7 de novembro. Na data serão revelados o autor do melhor texto entre os alunos do 3º ano do ensino médio, que vai ganhar uma bolsa de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), a melhor redação entre os moradores do Grande ABC com curso superior, que será premiada com uma bolsa de pós-graduação na universidade, além dos primeiros colocados nas outras categorias, que vão receber notebooks, tablets e televisores. A escola com o maior número de participantes vai ganhar cheque no valor de R$ 3.000 para usar como quiser. O evento de premiação será transmitido pelo Facebook do Diário (@jornaldgabc).

O Desafio de Redação envolveu alunos e professores das escolas públicas e privadas do Grande ABC a partir do 6º ano do ensino fundamental, inclusive os participantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os docentes também puderam se inscrever no concurso literário em uma categoria exclusiva até como forma de incentivar os estudantes.

Assim como ocorreu em 2020, em razão da pandemia as inscrições foram realizadas de forma remota e ainda assim o concurso literário atraiu 9.637 pessoas, número 28% maior do que os 7.525 que participaram do evento no ano passado. Um dos diferenciais na edição deste ano foi a incorporação de uma redação móvel, instalada dentro de um caminhão cedido pela Mercedes-Benz do Brasil ao concurso e que rodou escolas das sete cidades na reta final das inscrições. Para ver tudo que aconteceu na temporada do concurso basta apontar a câmera do celular para o QR Code acima. Todas as pessoas inscritas no concurso literário tiveram que escrever sobre o tema A Ciência Como a Luz na Escuridão e os textos tiveram entre 1.000 a 3.500 caracteres (contando os espaços). Os materiais que não se enquadraram nas regras foram desclassificados. As redações foram analisadas cuidadosamente por comissão de avaliação, formada por alunos e docentes da USCS, e os critérios utilizados foram semelhantes aos de correções do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Desafio de Redação tem patrocínio do Cemitério Parque Vale dos Pinheirais e apoio institucional da Câmara de São Caetano e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.