Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Beamforming: tecnologia distribui sinal de Wi-Fi de forma inteligente
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
27/10/2021 | 10:18
Compartilhar notícia


O aumento de dispositivos compatíveis com Wi-Fi não para de crescer. Antes, a tecnologia era limitada a tablets, celulares e computadores. Hoje, porém, há redes domésticas que incluem câmeras, smart TVs e até eletrodomésticos, como cafeteiras e geladeiras. Essa demanda exige do roteador uma distribuição otimizada de sinal, pois uma TV com streaming 4K consome muito mais dados do que uma lâmpada inteligente, por exemplo.

Leia mais:
Conexão Wi-Fi: 3 dicas para escolher o roteador certo
Wi-Fi: as principais dúvidas sobre segurança e aumento do alcance do sinal
6 fatores que podem atrapalhar o funcionamento do Wi-Fi

Para atender essa necessidade, existem os roteadores com tecnologia beamforming, que detectam quais aparelhos na rede estão precisando de mais sinal e fazem uma distribuição inteligente de dados. “A diferença é que este recurso direciona seus feixes em vez de irradiá-los em todas as direções, o que faz com que os sinais de Wi-Fi cheguem mais longe e reduz a colisão entre diferentes transmissões”, explica Alexandre Nogueira, gerente executivo nacional de vendas e trade marketing da Mercusys.

Entre os diferenciais do beamforming, destacam-se a melhora na cobertura Wi-Fi – reduzindo as zonas de sombra já que o sinal pode ser transmitido pelas paredes –, conexão mais estável e melhora na taxa de transferência, o que possibilita uma adequação da rede ao ambiente e quantidade de usuários conectados.

O roteador com beamforming é recomendado, principalmente, para lares com dispositivos que exercem diferentes atividades online ao mesmo tempo ou para casas inteligentes. O crescimento da banda larga no Brasil, por sua vez, apresenta uma demanda por tecnologias que melhorem a rede Wi-Fi, pois com planos maiores de internet, é necessário uma maior transmissão de dados.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.