Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Conexão wi-fi: três dicas para escolher o roteador certo
Por Sérgio Vinícius
Do 33Giga
13/10/2021 | 15:48
Compartilhar notícia


A forma como as pessoas se relacionam com a internet foi modificada nos últimos anos, principalmente com a ascensão de streamings, jogos, redes sociais, home office e EaD. Desta forma, um modelo “híbrido” de viver foi concebido, fazendo com que soluções wi-fi eficientes se mostrem cada vez mais necessárias para uma maior integração entre a vida dentro e fora dos ambientes on-line.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Um levantamento da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) comprova isso: notou-se, nos últimos 14 meses, aumento de 47% na demanda por serviços de rede wireless. Para tirar o máximo proveito de devices como smartphones, Smart TVs e notebooks para conexões fluídas e ininterruptas, é importante se atentar a alguns fatores na hora de escolher o roteador responsável pelas demandas residenciais.

Leia mais:
12 sugestões de presentes tech para o Dia das Crianças
Pokémon Smile: jogo estimula crianças a escovar os dentes
Dia das Crianças: 5 aplicativos que vão entreter os pequenos

De acordo com Fabio Appel, coordenador de produtos da TP-Link Brasil, de nada adianta ter celulares e outros aparelhos de última geração se o rotador pareado a eles não acompanhar suas evoluções. “De forma simples, é como ter um carro de luxo e dirigir em uma estrada esburacada: uma receita para o desastre.”

“As pessoas têm a visão errônea de que para usufruir 100% de seus devices eles por si só bastam, mas não é bem assim. É importante atentar-se a alguns fatores para alcançar a melhor performance possível na execução de atividades on-line, e a escolha do rotador correto para soluções wi-fi está entre o principal deles”, completa o especialista.

Abaixo, 33Giga e Appel explicam como tomar a melhor decisão na hora de adquirir um novo roteador para usar melhor suas soluções wi-fi.

Tamanho da casa

Estão disponíveis no mercado roteadores que cobrem áreas passando por 50, 100 e até mais de 500m². Assim, de nada adianta ter uma casa de três andares com diversos cômodos e adquirir um roteador cuja cobertura é relativamente restrita.

“Diferentes residências pedem diferentes dispositivos. Portanto, pondere a disposição de sua casa para descobrir a melhor a solução Wi-Fi para ela. Dependendo da metragem e paredes em alvenaria, pode ser o caso de investir em repetidores de sinal ou até mesmo em um pack de roteadores Mesh, que se interligam e eliminam as chamadas zonas de sombra ao criarem uma rede unificada”, pontua Appel.

Necessidade de uso

“Quantas pessoas moram com você? Qual a quantidade de dispositivos conectados ao roteador, incluindo smartphones, Smart TVs, notebooks e wearables? Você se considera um heavy ou light user?”

Estes questionamentos também são essenciais para entender em qual roteador wi-fi investir. O executivo da TP-Link explica que, com a crescente popularidade de gadgets, os roteadores passaram a ter sua compatibilidade ampliada, podendo se conectar com mais de 100 aparelhos de forma simultânea.

“Além de calcular o número de dispositivos que será conectado ao roteador – para assim escolhê-lo de forma mais assertiva –, é importante entender o seu perfil de uso. Os celulares e consoles de última geração, por exemplo, são compatíveis com o Wi-Fi 6, atual padrão de rede sem fio”, diz Appel.

Então, se você conta em casa com devices fabricados a partir de meados de 2019, pode ser uma boa adquirir um roteador Wi-Fi 6, que com certeza deixará sua navegação mais fluída e menos suscetível às famosas quedas.

Velocidade da internet

Segundo o profissional, o momento de assinar um novo plano de internet pode ser também o de realizar um upgrade e investir em um roteador de melhor performance. Ao adquirir planos de internet considerados mais potentes, como os de 200 MB para cima, é importante que os consumidores entendam o papel de um bom roteador para o melhor desempenho da conexão Wi-Fi, já que ele trabalhará em conjunto do serviço de banda larga contratado.

“Estamos, cada vez mais, entendendo as boas práticas para contar com uma conexão e soluções wi-fi poderosas e eficientes. Dependendo de sua necessidade, invista em um roteador intermediário ou premium. Ele com certeza facilitará sua vida de uma forma sem precedentes”, finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.