Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Astrônomo amador brasileiro capta colisão em Júpiter; veja o vídeo
Bianca Bellucci
Do 33Giga
16/09/2021 | 13:48
Compartilhar notícia


O astrônomo amador José Luís Pereira, de São Caetano do Sul, cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, registrou em vídeo uma colisão em Júpiter. O evento foi flagrado nesta segunda-feira (13). Ele foi a primeira pessoa a observar esse tipo de acontecimento no Brasil.

Leia mais:
Novas imagens de Júpiter mostram detalhes da atmosfera do planeta
Sonda da NASA tentará se aproximar de Ganimedes, maior lua de Júpiter
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?

A captura da colisão em Júpiter

José Luís observa Júpiter desde 2018, tendo a ajuda de um telescópio simples e um software de detecção de pequenos objetos em vídeo desenvolvido por estudantes da Universidade Harvard. Seus dias preferidos são aqueles em que o planeta gasoso está alinhado a Saturno e Marte. O registro da colisão ocorreu justamente neste contexto.

O astrônomo amador notou uma pequena mancha branca piscar na superfície do planeta por cerca de dois segundos. Ao constatar que não se tratava de qualquer interferência na Terra ou de um satélite aleatório flutuando na órbita do astro, a resposta óbvia era que seria um objeto colidindo com Júpiter.

No dia seguinte, o paulista enviou o vídeo para a Sociedade Astronômica Francesa. A colisão em Júpiter foi, então, confirmada pelo engenheiro aeroespacial Marc Delcroix. O tipo de objeto que atingiu a superfície, no entanto, não foi identificado. Estima-se que seja um asteroide ou um meteorito.

Registro raro

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Seu tamanho, inclusive, atua como uma espécie de bloqueador, impedindo que objetos impactem a Terra. Apesar de ser frequentemente atingido, a captação desses eventos é rara. Tanto que o último registro é de 1994. E mais: a filmagem de José Luís é apenas a oitava.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Abaixo, confira o vídeo feito por José Luís, que capta a colisão em Júpiter:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.