Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Na Serra Gaúcha, Itália e força das mulheres se encontram em Antônio Prado
09/03/2022 | 07:55
Compartilhar notícia


As vizinhas Gramado e Canela são bem mais famosas, mas Antônio Prado, na Serra Gaúcha, também conquista o viajante ao mesclar influências italianas com um toque de feminilidade. Não à toa, boa parte da infraestrutura turística local, que inclui pousadas, hotéis e restaurantes, é comandada por mulheres.

Aluguel de carro mais barato na Serra Gaúcha? Pesquise por diversas locadoras de uma vez na Rentcars e encontre os melhores preços.

Cenário do longa brasileiro “O Quatrilho”, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e também da série “Desalma”, da Globoplay, Antônio Prado reúne mesmo algumas paisagens de cinema. Áreas verdes, morros, mirantes, estradas, grutas, cavernas, plantações de uvas, pitaias, figos da índia e pêssegos dão um toque rural de Toscana à região.

A marca da Itália também pode ser vista em uma simples caminhada pela cidade. Afinal, não raramente, quem explora suas ruas escuta moradores conversando em Talian, dialeto que mistura português e italiano.

Onde fica Antônio Prado

Antônio Prado se localiza na Serra Gaúcha, entre Vacaria e Caxias do Sul. O acesso à cidade se dá pela rodovia RS-122. São 55 km de Caxias do Sul, 180 km de Porto Alegre  e 27 km de Nova Roma do Sul.

Reserve tours, ingressos e transfers na Serra Gaúcha antes de sair de casa e pague em parcelas. É cômodo, seguro e você ganha um tempão.

O que fazer em Antônio Prado

Apenas no centro histórico de Antônio Prado existem 48 construções tombadas. Nos arredores, por sua vez, há dezenas de cachoeiras, corredeiras e vales verdejantes. Confira o que fazer por lá:

Centro Histórico

O centro histórico de Antônio Prado abriga 48 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A praça central conta com uma bela igreja e é cercada por casarões de madeira, nos quais funcionam cafés, bristrôs, bares e lojinhas.

Uma vez na região, coloque no roteiro visitas a:

  • Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus (1897)
  • Casa da Neni (1910)
  • Sede da Prefeitura (1900)
  • Casa Grezzana (1915)
  • Casa Paim (1920)
  • Sociedade Pradense de Mútuo Socorro (1912)
  • Antigo Hotel dos Viajantes (1900)
  • Casa e Farmácia Palombini (1930)

Escadarias da Fé

Duas escadarias ligam a parte baixa da cidade à alta. Na subida, avistam-se 25 capitéis que demonstram a devoção religiosa local.

Passagens aéreas mais baratas – pesquise as ofertas das melhores companhias aéreas de uma vez e compare os preços aqui.

Gruta Natural

A Gruta Natural se localiza na parte alta da cidade, em meio a uma exuberante área verde, e acolhe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes desde a década de 1930. No local, há um campanário de madeira e pequenas trilhas em meio à mata.

Mirantes da Cascata da Usina

Existem duas grandes cachoeiras em Antônio Prado, ambas localizadas na estrada Júlio de Castilhos (RS-448), a cerca de 6 km do centro da cidade. As Cascatas da Usina se encontram distantes uma da outra por 300 metros, contam com mirantes e formam um belo cenário sucedidas por um pequeno cânion.

Linha 21 de Abril

O Linha 21 de Abril, distrito de Antônio Prado, era uma extensão do centro da cidade até os anos 1980, quando a estrada que o cortava funcionava como principal saída em direção a Caxias do Sul.

Hoje, quem vai até lá encontra antigos casarões, o Moinho Francescatto e a Ferraria do Marsílio. Vale a pena visitá-los para fazer uma viagem ao passado.

Siga a cobertura de nossos repórteres no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories repletos de informações.

Ferraria

Fundada por Ângelo Marsílio, por volta de 1900, a ferraria de Antônio Prado teve continuidade nas mãos de seus filhos e netos, que mantiveram as atividades de fabricação e consertos de ferragens para os serviços na colônia até 1989. Atualmente, realizam apenas atividades de demonstração aos visitantes.

Pórtico e Ponte dos Suspiros

Construído em pedra e madeira, o belo Pórtico de Antônio Prado retrata a hospitalidade da cidade. Pertinho dele está a Ponte Valdomiro Bocchese, inaugurada em 2 de junho de 1968. Com 55 metros de altura e 300 metros de extensão, ela liga o município a Flores da Cunha e Caxias do Sul.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

Serviço

Quando ir a Antônio Prado

Antônio Prado pode ser visitada em qualquer época do ano, mas o período mais indicado é entre o fim de janeiro e o início de março, época da colheita da uva. No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco.

Onde ficar em Antônio Prado

Reserva de hotéis, pousadas e casas de aluguel. Compare e confira aqui as melhores opções no Brasil.

A cidade é pequena, mas conta com algumas boas opções de hospedagem, como o Hotel Pradense e a Pousada Colonial de Rossi.

Onde comer em Antônio Prado

Vale a pena provar a comida típica do sul e especialidades italianas nos restaurantes Clube União, Nostra Cantina e Bistrô Casa Olivo, alguns dos melhores de Antônio Prado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.