Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Saúde
Hospitais do Estado terão verba para humanização

Mário Covas e Serraria vão aprimorar trato com pacientes

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
25/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os hospitais estaduais Mário Covas e Serraria, localizados em Santo André e Diadema, receberão investimento até o fim do ano para aprimorar a forma de lidar com o paciente. Acolhimento com avaliação de riscos, ampliação do horário de visitas e fortalecimento do vínculo familiar estão entre as prioridades da Política Estadual de Humanização, que inclui ainda capacitação de profissionais.

Como parte do programa, a Secretaria Estadual da Saúde anunciou ontem que, até 2015, irá investir R$ 40 milhões em hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades). Ainda não há definição do valor do recurso que será revertido em melhorias nos hospitais estaduais da região e também nos AMEs, situados em Santo André e Mauá.

O objetivo é melhorar as condições de atendimento e aproximar a família do paciente em tratamento. Usuários e parentes terão acompanhamento psicológico em horários de visita à UTI, participarão de ações culturais e terapêuticas, tais como exposições musicais e empréstimos de livros, e contarão com programas de prevenção em saúde nas salas de espera.

A verba vai garantir a criação de Centros Integrados de Humanização, que serão organizados e criados pela gestão dos hospitais, de acordo com suas necessidades. "Não há como pensar num projeto padronizado. Temos diretrizes e propostas. A ação tem potencial elevado e caráter lúdico. Parece algo pequeno, mas dá grande retorno. A pessoa que é internada para de trabalhar e perde o contato com a família. Queremos trazer algo de sua realidade para dentro do hospital. Fortalecer esses vínculos garante maior adesão ao tratamento, satisfação do paciente, e o gestor tem a chance de otimizar recursos", explicou a responsável pelo núcleo técnico de humanizacão da Secretaria, Eliana Ribas.

Outra estratégia do governo estadual é fomentar a identificação dos pacientes pelo hospital por meio das redes municipais de Saúde do Grande ABC. "O vínculo não está apenas no profissional com o paciente, mas com o hospital e a região onde ele está situado. Isso é fundamental para o usuário que transita pela rede municipal. O Mário Covas será a referência."

A implantação de iniciativas de humanização será avaliada pela Pasta mediante a apresentação de projetos das unidades hospitalares e outros serviços de Saúde. Neste ano serão beneficiados 57 equipamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.