Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Olga Medina e os seus alunos de Santo André

professora Olga Medina Braga marcou época na história da Educação de Santo André e Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/07/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A professora Olga Medina Braga marcou época na história da Educação de Santo André e Grande ABC. Lecionou em várias escolas, inclusive no Grupo Escolar José Augusto de Azevedo Antunes, nome oficial do 1º Grupo de Santo André, na Rua Senador Flaquer, hoje sede do Museu Octaviano Gaiarsa.

Professora Medina está nesta fotografia, de 1946. O retrato foi separado e identificado parcialmente por um dos alunos, o cirurgião-dentista e estudioso do jazz Ronaldo Benvenga.

Além de homenagear a antiga mestra, Benvenga gostaria de completar a identificação de todos os colegas. Segue-se o que ele conseguiu, de cima para baixo, da esquerda para a direita.

1 - Álvaro, Arthur Lotto, Antonio Fernandes e João Ferreira.
2 - (?), professora Olga, Ronaldo Benvenga e Miguel Benvenga.
3 - Julio Smith, Ubirajara, Airton, Sérgio Vancini e Rubens Claro.
4 - Célio Thomé, Carlos Lopes, Hélio Marcilio, Álvaro Marzoca, (?).
5 - (?), (?), (?), (?), Eudes, Américo e Humberto Moura, que é colaborador da coluna Memória e que, por certo, ajudará na identificação.
6 - (?), (?), Ênio e Armando Filipin.
7 (aqui na frente) - (?), Américo, Osmar e Pedro.

Olga Medina Braga era casada com o farmacêutico, empresário e político Antonio Braga. O casal está no nosso livro sobre a história de Mauá, que narra o desenvolvimento da cidade desde os tempos em que ela se chamava Pilar.

DO JAPÃO AO BRASIL, 100 ANOS DE HISTÓRIA

Kioiti Takao (Wakayama, 27/10/1916) - Desembarcou no Porto de Santos em 5 de julho de 1928 juntamente com os pais: Kumakiti e Dona Naka. A família desenvolveu trabalhos de agricultura no Interior e tem descendentes hoje no
Grande ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 6 de julho de 1978

Manchete - Figueiredo admite diálogo com o general Euler, de oposição ao regime, e Magalhães Pinto.

Esportes - IX Jogos Regionais em Guarulhos: Santo André sagrou-se ontem campeão em ciclismo e São Bernardo em tênis de campo masculino.

Teatro - Nossa vida em família estréia em São Caetano, no auditório Santos Dumont. A peça é de Oduvaldo Vianna Filho e será a primeira montagem do Grupo Teatro Experimental.

Polícia - Ladrões agem no Mercado Municipal de Santo André.

CANANÉIA

Termina hoje o II Seminário de História da cidade. Entre as palestras, O caminho do Peabiru: a viagem de Aleixo Garcia ao Império Inca. Este caminho cruzava o Grande ABC, interligando os Oceanos Atlântico e Pacífico. Mais informações: www.cananeiatemhistoria.com.br.

CABO VERDE

A Associação Caboverdeana do Brasil, com sede em Santo André, realiza hoje a festa de encerramento das comemorações da Independência de Cabo Verde. Haverá manifestações culturais, desfile de trajes africanos e baile típico. Informações: 9396-2818.

SANTOS DO DIA

Domingas, Isaias e Maria Goretti (virgem e mártir).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.