O Departamento de Proteção Animal de Ribeirão Pires completou, nessa segunda-feira (2), um mês de existência e já apresentou um importante balanço do serviço. Até o momento, a equipe atendeu 70 ocorrências, sendo 61 delas para resgate animal. Os mais comuns foram de saruês (uma espécie de gambá) e pássaros, ambos com 11 ocorrências, seguidos por cachorros e gatos (9). Durante o período, a equipe também resgatou saguis, cavalos, morcegos, tartarugas, cobras, peixes e até um jacaré.
De acordo com o diretor de Proteção à Fauna Silvestre, Miguel Luís Filho, a quantidade de ocorrências está ligada a localização do município. “Estamos situados no coração da Mata Atlântica e inseridos totalmente em uma área de proteção aos mananciais, nossa cidade abriga, em seu território, uma diversidade gigantesca de espécies de aves, répteis, mamíferos e anfíbios. Deste modo, viemos ocupar um espaço fundamental no hall de serviços oferecidos pela administração pública”, disse.
O departamento, que está ligado diretamente à Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, vem auxiliando na preservação dos animais silvestres com ações de fiscalização, proteção, reabilitação desses animais, além de campanhas educacionais de conscientização.