Setecidades

Doria entrega 116 ônibus para EMTU e anuncia AME e Lucy Montoro em S.Bernardo




O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (2) a instalação do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e uma unidade da Rede Lucy Montoro em São Bernardo, no Grande ABC. O anúncio foi realizado durante visita ao município para entrega de 116 novos ônibus que atenderão linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU na região.

“Agora podemos anunciar oficialmente o novo AME e a unidade da Rede Lucy Montoro. Saúde e vida; prioridades em um ano de pandemia! Serviço essencial no tratamento gratuito à população e não é apenas para São Bernardo, mas para a população do estado como um todo, especialmente na região”, destacou Doria.

As futuras unidade do AME e da Rede Lucy Montoro serão implantadas no antigo Pronto-Socorro Central municipal de São Bernardo, após obras a serem realizadas pela Prefeitura, com investimento de cerca de R$ 20 milhões. Após a conclusão, o Governo do Estado auxiliará no custeio da assistência à população da região.

O novo AME ofertará serviços ambulatoriais especializados, como consultas, exames e procedimentos em diversas áreas da medicina e do diagnóstico. Já a Unidade de Reabilitação Física da Rede Lucy Montoro proverá atendimento a pessoas com deficiência, contando com equipes multidisciplinares, englobando profissionais médicos e não médicos.

Novos ônibus 

O Governador João Doria realizou a entrega de 116 ônibus que integrarão o sistema intermunicipal da Área 5 de concessão (ABC), gerenciado na região pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos. Os novos veículos vão atender 97 linhas metropolitanas exexistentes na região e beneficiar a população de Diadema, São Caetano, São Bernardo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.


Foto: Claudinei Plaza/ DGABC

A renovação da frota teve investimento de R$ 55,3 milhões realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor ABD. Os novos ônibus, todos com carroceria Caio Apache Vip e ar-condicionado, são fabricados com motor Euro V, com tecnologia para menor emissão de partículas poluentes em veículos movidos à diesel. Todos possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para celulares. 

BRT ABC


O investimento privado na renovação da frota faz parte de um pacote de investimentos e melhorias na área de mobilidade urbana do ABC, previsto como contrapartida à prorrogação do contrato de concessão com a Metra, concebido pelo Governo do Estado. O pacote ainda contempla a reforma do Corredor ABD e a renovação da frota metropolitana remascente que opera. 

Comentários


Veja Também



Voltar