Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Diarinho
>
Tira-dúvidas
O que é e de onde vem a neve?

Cristais de água são formados nas nuvens muito geladas, quando temperatura ambiente desce abaixo de 0ºC

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
18/07/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Para entender um pouco mais sobre a neve é necessário saber antes que existem algumas formas de a água ‘cair’ das nuvens. Pode ser na forma de chuva, granizo e neve. É o que a ciência chama de precipitação. 

A neve é um fenômeno meteorológico que consiste na queda de cristais de gelo. Eles se desenvolvem nas nuvens muito frias, geralmente quando a temperatura ambiente está abaixo do ponto de congelamento da água (0ºC). 

Para melhor compreensão é importante saber que a atmosfera está recheada de vapor d’água. Quando o gás entra em contato com uma nuvem supergelada, suas pequenas gotículas podem se transformar em cristais. Com o passar do tempo, a partícula cresce, na medida em que vai absorvendo mais água do redor, formando cristal ou bolinha de neve, chamada graupel, que, então, cai na Terra. 

Para a geração de neve, é preciso combinação de fatores meteorológicos, como elevada altitude, formação de nuvens muito frias e presença de massa de ar fria. 

No Brasil, existem poucas localidades em que se pode encontrar neve, todas elas na região Sul. O fenômeno já foi observado em São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubuci, em Santa Catarina; e em Gramado, Canela e Vacaria, no Rio Grande do Sul, no inverno, quando as frentes frias são bem mais intensas.

Pelo mundo, a neve pode ser vista em países como Canadá, Estados Unidos, Islândia e até no Japão, onde os invernos são muito rigorosos. 

Consultoria de Debora Rodrigues, geógrafa e professora da Faculdade Estácio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.