Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Diarinho
>
Cuidados
Cuidar da boca ajuda a prevenir a Covid-19

Estudo abre caminhos que ligam a saúde bucal com a presença do vírus na saliva de pessoas já infectadas

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
20/06/2021 | 11:03
Compartilhar notícia
Denis Maciel/ DGABC


Um estudo, iniciado em março pelos pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), apontou, pela primeira vez, a presença do novo coronavírus na gengiva de pacientes que perderam a batalha para a doença. A análise, que foi publicada no Journal of Oral Microbiology, abre caminhos para ligar a saúde bucal à presença da Covid-19 na saliva de pessoas infectadas.

Em publicação inicial sobre esse estudo, segundo o doutor em periodontia e ex-professor da Faculdade de Odontologia da USP Sérgio Mauro Giorgi, as doenças periodontais, ou seja, relacionadas a uma infecção gengival, podem agravar para todo o corpo. Por isso, ele reforça como a saúde bucal pode influenciar todo o restante do corpo humano, podendo causar desde doenças pulmonares e cardiológicas até o agravamento por conta da Covid-19. 

Giorgi então comprova quão necessária é a higiene oral adequada e focada em cada paciente. Lembrando que o cuidado é necessário em todas as idades. 

O doutor também explica que, por meio da boca, os vírus e bactérias podem ser transmitidos para a corrente sanguínea. “Isso pode acontecer quando a manutenção da higiene da boca não é bem desenvolvida pelo paciente”, comenta. 

Diante disso, todos os cuidados com a saúde bucal – como uso de fio dental e a escovação –, além dos cuidados contra a Covid, como uso de máscaras e higiene das mãos, são mais do que fundamentais. 

(com Estadão Conteúdo)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.