Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

TOI-1231 b: exoplaneta recém-descoberto é semelhante a Netuno
Por Bianca Bellucci
Do 33Giga
11/06/2021 | 11:18
Compartilhar notícia


A existência de um novo exoplaneta foi divulgada nesta quarta-feira (9). Batizado de TOI-1231 b, o astro está localizado a 90 anos-luz da Terra e chamou atenção de astrônomos por ter uma atmosfera semelhante à de Netuno. A descoberta é fruto de um estudo comandado por Jennifer Burt, pesquisadora do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, e Diana Dragomir, professora da Universidade do Novo México. Ambas são especialistas em exoplanetas.

Leia mais:
Astrônomos encontram galáxia gêmea da Via Láctea; veja imagem
EUA não encontra evidências de que OVNIs captados em vídeos eram alienígenas
NASA anuncia missões com robôs em Vênus – as primeiras em 30 anos

As pesquisadoras descobriram que o TOI-1231 b orbita uma estrela anã e vermelha, conhecida como NLTT 24399. Para fazer a volta completa ao redor dela – ou seja, o período que consideramos como um ano –, o exoplaneta leva apenas 24 dias terrestres. O astro ainda é 3,5 vezes maior do que a Terra. Sua temperatura, por sua vez, fica na casa dos 57 graus. Apesar de ser alta para nossos padrões, este é um dos planetas mais frios já identificados.

Já a semelhança de TOI-1231 b com Netuno vem pelo fato de o astro ter uma atmosfera gasosa, não rochosa. Ele ainda tem potencial para conter nuvens formadas por água, não de ácidos. Essas características são também encontradas no oitavo planeta do Sistema Solar.

O TOI-1231 b foi descoberto graças ao Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA. Lançado em 2018, ele observa diferentes áreas do céu simultaneamente pelo período de 28 dias. As pesquisadoras pretendem estudar mais o exoplaneta para descobrir novas informações sobre sua atmosfera e seu comportamento.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.