Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Conheça o VIPER, robô da NASA que buscará água na Lua em 2023
Bianca Bellucci
Do 33Giga
26/05/2021 | 10:48
Compartilhar notícia


O Programa Artemis, voo espacial tripulado da NASA agendado para pousar na Lua em 2024, agora contará com um ajudante que mapeará o terreno previamente. Pela primeira vez, a agência enviará um robô para explorar o satélite natural da Terra. Batizado de VIPER (Volatiles Investigating Polar Exploration Rover), seu lançamento já está marcado para o final de 2023.

Leia mais:
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua
40 astronautas para seguir no Instagram
Aplicativo aponta qual era fase a lua quando você nasceu

O VIPER permanecerá no local por três dias lunares – equivalente a 100 dias terrestres. O objetivo da missão é explorar o Polo Sul do satélite. A região sombreada não vê a luz do Sol há tempos e pode ter depósitos de gelo. A ideia da NASA é que, caso isso seja constatado, o Programa Artemis não precise transportar água da Terra, tornando a viagem mais sustentável.

Para explorar a Lua, o VIPER será equipado com quatro instrumentos: uma broca de percussão (TRIDENT) e três espectrômetros (MSolo, Nirvss e NSS). O robô também contará com faróis para iluminar os caminhos escuros, além de ter um conjunto especial de rodas e um sistema de suspensão para caminhar em diferentes tipos de solos.

O VIPER será desenvolvido e enviado para a Lua pela Astrobotic. A empresa de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), firmou contrato com a NASA em junho do ano passado.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.