Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Chapada dos Veadeiros: quando ir e o que fazer
24/05/2021 | 16:58
Compartilhar notícia


Conhecida por suas paisagens naturais com cachoeiras, riachos, cânions e trilhas, a Chapada dos Veadeiros (GO) é o local perfeito para desbravar o cerrado brasileiro. A região fica a cerca de 2h30 de Brasília (DF) e conta com aproximadamente 655 km² de natureza preservada.

B Hotel, um dos hotéis mais descolados de Brasília, separou algumas dicas para quem pretende conhecer a Chapada dos Veadeiros. Confira!

Chapada dos Veadeiros

Melhor época

A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é entre os meses de maio e setembro, período de seca. Com a ausência das chuvas, a paisagem se torna ainda mais bonita no cerrado, sobretudo no finalzinho da tarde, com um belíssimo pôr do sol. A temperatura também ajuda a tornar o ambiente mais agradável na alta temporada. Mesmo no inverno, os dias costumam ser quentes, ensolarados e ideais para curtir as cachoeiras. De noite, o clima fica um pouco mais gelado.

Entre os meses de outubro e abril, ao contrário do período de seca, as chuvas dominam o lugar e oferecem experiências diferentes aos turistas. É preciso tomar cuidado com o iminente risco das trombas d’água, principalmente entre dezembro e janeiro, época mais chuvosa.

Divulgação/B Hotel
Chapada dos Veadeiros

O que ver e fazer?

O local é perfeito para quem ama natureza e não vive sem uma boa trilha e, claro, um refrescante banho de cachoeira. As quedas d’água, aliás, são o grande destaque da região. Há de tudo um pouco. Desde formações naturais com águas cristalinas e calmas até cascatas enormes e de difícil acesso.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um ponto turístico imperdível. Localizado entre as “cidades bases” de Alto do Paraíso, Cavalcante e São Jorge, ele abriga os roteiros mais famosos do pedaço. Sua biodiversidade conquistou o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Fora do parque, algumas formações naturais, como o famoso Vale da Lua, ou as cachoeiras do Segredo, Almécegas I e II, Loquinhas, Santa Bárbara e dos Macaquinhos, também valem a visita.

Divulgação/B Hotel
Chapada dos Veadeiros

Compras e gastronomia 

Nem só de quedas d’água vive o turismo na Chapada dos Veadeiros. As cidades de Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge abrigam uma grande variedade de restaurantes com pratos cheios de sabor, bares aconchegantes e um comércio repleto de peças produzidas por artesãos locais.

Esticadinha até Brasília

Na ida ou na volta, combinar a Chapada dos Veadeiros com capital federal pode ser uma excelente ideia para sair da rotina e conhecer o cerrado como um todo. Longe de ser somente uma cidade-dormitório, onde transitam políticos e executivos engravatados, Brasília apresenta um lado cosmopolita só seu, que exibe endereços charmosos e estrelados no âmbito da gastronomia, da diversão e do lazer.

COMO NÓS VIAJAMOS

Na hora de planejar a viagem para a Chapada dos Veadeiros, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.