Tecnologia

Quais apps gastam mais dados e internet?




Há diversas formas de saber quais apps gastam mais dados (ou internet) do celular. Um dos mais populares, disponível para Android e iPhone, é o My Data Manager. Ambas as versões podem ser baixadas, gratuitamente, nas lojinhas Google Play e App Store.

Leia mais:
Álbum: a evolução do sistema operacional Android
Proibidos: aplicativos que foram banidos pela Apple e pelo Android

Uma vez baixado, é necessário dar as permissões de uso e, automaticamente, ele vai começar a coletar informações e mostrar quais apps gastam mais dados. Obviamente, as informações vão variar de acordo com os programas que o usuário tenha em seu telefone.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Em um teste realizado pelo 33Giga, entretanto, os apps que mais gastam dados são os de streaming (o que parece um pouco óbvio), de bate-papo, de redes sociais e navegadores. A saber: Netflix, Amazon Prime, WhatsApp e Messenger, Instagram, Chrome e Opera. Waze, que utiliza constantemente o GPS aliado à internet, também é um grande vilão nesse quesito.

Apps que gastam mais dados: como controlar

Uma vez que você saiba quais apps estão gastando mais internet em seu celular, não basta simplesmente fechá-los. Muitas vezes, eles roam em segundo plano e seguem sugando seus dados. Por isso, é necessário realizar algumas ações específicas, tanto no Android como no iPhone, para pará-los. Veja o passo-a-passo abaixo.

Fechar apps, no Android

  1. Entre em Configurações (ou Ajustes) e acesse Apps (ou Aplicativos)
  2. Encontre o aplicativo desejado (ou gastão)
  3. Clique em Status do uso de dados
  4. Desmarque Uso de dados em segundo plano

Fechar apps, no iPhone

  1. Vá a Ajustes e em Geral
  2. Em Atualizações em 2º plano, basta desmarcar Atualização em 2º plano (caso queira impedir que todos os apps façam isso de uma vez
  3. Se quiser desativar apenas alguns, desative um por um

Comentários


Veja Também



Voltar