Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Política
>
Em xeque
Após vistoria, deputado cogita apoio à CPI da FUABC

Ex-prefeiturável da Capital, Arthur do Val pontuou que investigação parlamentar 'sempre vale a pena'

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/05/2021 | 18:02
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC


Ex-prefeiturável de São Paulo, o deputado estadual Arthur do Val (Patriota), conhecido pelo Canal Mamãe Falei, cogitou apoio a eventual requerimento para instauração de CPI da FUABC (Fundação do ABC) na Assembleia Legislativa. A declaração do parlamentar se deu após realização de vistoria à sede administrativa da entidade, situada em Santo André, diante das denúncias de suposto esquema de fura-fila na vacinação contra a Covid-19 – com favorecimento da cúpula – por profissionais de setores administrativos, que não figuram na lista de prioridades do plano de imunização.

Arthur considerou que a abertura do instrumento para investigação do episódio na Fundação é viável. “CPI sempre vale a pena. Parlamentar não vai receber mais dinheiro por participar de CPI, simplesmente vai trabalhar mais. Isso é sempre bom. E CPI é aquela história: sabe como começa, mas não sabe como termina. Eu mesmo participei de três CPIs na Assembleia. Uma delas extremamente importante, que julguei (pelo menos), a das universidades. Esclareceu diversos pontos. Outras simplesmente levam à conclusão que está tudo certo. Dá mais certeza que as coisas estão no caminho correto”, pontuou.

O Diário revelou o caso na quinta-feira, no qual oito funcionários de setores administrativos da FUABC, em cargos de chefia, entraram em lista de servidores, por meio de ofício, para serem vacinados, na condição de trabalhadores da saúde. Esses colaboradores foram incluídos em uma relação de 80 profissionais da saúde imunizados atrelados à organização social de saúde da região. Entre os inseridos no rol, gerentes administrativo, RH, jurídico, finanças e comunicação, além da diretora-geral da Central de Convênios, braço da entidade, que tem proximidade com a presidente da Fundação, Adriana Berringer Stephan.

O deputado realizou a visita no prédio da FUABC na manhã de terça-feira, ao lado do vereador Márcio Colombo (PSDB), de Santo André - ambos integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre). “Quando fiquei sabendo disso (acusação), falei: ''Vamos averiguar''. Fomos até a Fundação para ver se realmente isso ocorreu, se está sendo várzea, farra, fraude ou não passa de mal entendido”, disse Arthur, ao acrescentar que a ação aconteceu “de surpresa para verificar se as pessoas que constavam na lista da suspeita de ter furado fila se elas existiam e trabalham lá nos departamentos”. “(Dois servidores encontrados afirmaram) Que tiveram de tomar porque tem contato direto com quem está na linha de frente.”

Um dos autores da lei estadual que prevê multa a quem for flagrado como fura-fila da vacinação contra a Covid-19 em São Paulo, o também deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos) frisou, ao Diário, que não descarta pleitear CPI se identificar que houve tentativa deliberada de atropelo do PNI (Plano Nacional de Imunização) no caso. Aliado de Arthur, Colombo também sugeriu a hipótese de criação de CPI na cidade caso as respostas da FUABC a requerimento de informações feito pela Câmara não sejam esclarecedoras. 

Questionada em relação à agenda, a FUABC confirmou que os parlamentares estiveram no campus universitário, “visitaram e filmaram as sedes da Fundação e da Central de Convênios, e conversaram com funcionários dos locais”.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.