Setecidades

História documental. Ir à luta, desistir jamais




Mil novecentos e cinquenta e três foi um ano importante na história da região. Duas cidades – Santo André e São Bernardo ‘do Campo’ – celebraram o Quarto Centenário da Vila de Santo André da Borda, em abril e agosto, respectivamente.
No caso de Santo André, a cidade estava perdendo duas porções importantes: Mauá e Ribeirão Pires, esta levando junto Rio Grande (o futuro Rio Grande da Serra). Salvou-se Paranapiacaba.
A publicação encontrada por Claudia Ferreira, focalizando 1953 – a partir de pesquisas in loco sistematizadas pelo IBGE na Capital Federal, então Rio de Janeiro – envolvem informações da faixa que vai do Centro de Santo André a Paranapiacaba, incluindo as cidades em processo de emancipação político-administrativa.
O capítulo Povoados sintetiza bem esta faixa focalizada pelo IBGE:
- Os principais povoados do município de Santo André são os seguintes: Rio Grande, Ouro Fino, Vila Luzita, Oratório, Jardim Mauá, Santa Luzia, Capuava e Elclor.
- Rio Grande e Ouro Fino são povoados característicos.
- Vila Luzita, Oratório, Jardim Mauá, Santa Luzia são prolongamentos das sede municipal ou distrital e futuramente serão incluídos no perímetro urbano ou suburbano.

Nota da Memória – O leitor mais atento já percebeu:
- Rio Grande é o atual município de Rio Grande da Serra.
- Ouro Fino (distrito) e bairro Santa Luzia ficam no município de Ribeirão Pires.
- Jardim Mauá localiza-se no município de Mauá.
- Vila Luzita e Oratório (mais o Parque Novo Oratório) são bairros andreenses referenciais.
- Elclor, pertencente a Paranapiacaba, faz parte da faixa denominada “Corredor Polonês”, portanto, pertence a Santo André.
- Capuava divide-se entre Santo André e Mauá, abrangendo o polo petroquímico a partir da primeira unidade, a Refinaria de Capuava, inaugurada em 1954 e toda ela localizada em Mauá.

CANTA ITÁLIA

Novo programa de rádio descoberta por Memória, graças à dica do pesquisador César Lívio.
Um belo programa produzido e apresentado por Marquitho Riotto.
As músicas tocadas são maravilhosas, mas o destaque é a participação dos “oriundis”, nomes conhecidíssimos no Grande ABC, cada qual com uma mensagem que mexe com todos.
Um cantor de Maróstica, cidade-irmã de São Bernardo, Roberto D’Ambrosio, interpreta o Parabéns a Você na língua pátria, homenagem aos aniversariantes da semana.
Entre os participantes, o próprio Cezar Lívio, que lembra sempre de um colega da antiga Simca/Chrysler – homenageado desta semana será Romeu Maranesi, que foi motorista da presidência da indústria, mais de meio século atrás. 

Sintonizem. Vocês vão gostar.
Onde: Rádio ABC, 1570.
Quando: toda quarta, às 20h.
Reprise: sábados, às 23h
(*) Esta será a edição 115

Diário há meio século

Quarta-feira, 28 de abril de 1971 – ano 13, edição 1521

Homenagem – A Câmara Municipal de Santo André realizou sessão solene em homenagem ao pugilista Servílio de Oliveira e seu técnico, Antonio Carollo. Servílio, medalha de bronze na categoria pesos-moscas na Olimpíada do México.
Internacional – Ruslan Gawriljuk, 30 anos, bailarino de Santo André, dançará nos Estados Unidos. Também professor, o ucraniano Ruslan morava havia mais de 20 anos em Santo André.
Nota – Ruslan faleceu em 19 de outubro de 2018, fiel à cidade de Santo André, onde fundou o Ballet Ruslan, que se tornou referência no Brasil

Hoje

- Dia da Educação
- Dia Nacional da Caatinga
- Dia do Cartão-Postal
- Dia da Sogra


Em 28 de abril de...

1921 – Por decreto da Instrução Pública do Estado, a professora Olívia Napolis de Castro é nomeada para a escola feminina de Paranapiacaba.
- Em Portugal, a Universidade de Coimbra homenageia o navegador Fernão de Magalhães no centenário da sua morte.
1961 – Fundado o Lions Clube de Mauá.


Santos do Dia

- São Pedro Chanel
- São Luis Maria
- Grignion de Montfort
-Agapito I
GIANNA BARETTA MOLLA (Itália, 1922-1962). Médica. Dizia: quem toca o corpo de um paciente, toca o corpo de Cristo

Comentários


Veja Também



Voltar