Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Cheddar, Gouda e mais: 6 destinos para quem ama queijos
Por Redação
Do Rota de Férias
19/03/2021 | 19:48
Compartilhar notícia


Viajar para outros países pode ser a oportunidade perfeita para explorar receitas típicas e viver novas experiências gastronômicas. Quem gosta de queijos, por exemplo, consegue organizar um roteiro que passa por destinos como Cheddar, na Holanda, e Gouda, na Inglaterra. A Booking.com selecionou algumas cidades e vilarejos para degustar e conhecer a história por trás de alguns dos tipos de queijos mais famosos do mundo. Confira!

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas de viagem? Assine nossa newsletter neste link.

6 destinos para quem ama queijos

1. Gouda, Países Baixos

A cidade holandesa que leva Gouda até no nome é recomendada para os fanáticos por queijo – ela é responsável por 60% da produção da iguaria no país. Quem viaja para Gouda pode comprar essa delícia local na tradicional feira da cidade, que acontece entre abril a agosto, desde 1395. Localizado em frente ao edifício histórico da prefeitura, o evento a céu aberto preserva algumas tradições históricas. Os produtores e comerciantes, por exemplo, ainda batem palmas após a confirmação de uma venda

Os viajantes também não podem deixar de visitar o “Goudse Waag” (a balança de Gouda), que foi construído em 1669 e era usado, originalmente, para pesar queijos. Atualmente, o local abriga o ponto de informações turísticas. Outra parada obrigatória é o Cheese and Crafts Museum, que oferece degustação de queijos, passeios e demonstrações da produção artesanal.

2. Cheddar, Reino Unido

O queijo cheddar se tornou a opção mais popular e vendida do Reino Unido. Entretanto, ele ganhou esse espaço aos poucos, no vilarejo de Cheddar, em Somerset. Uma lenda local afirma que a iguaria foi descoberta por acidente, quando uma das leiteiras deixou um balde de leite estragar nas grutas de resfriamento e ele se transformou em um queijo duro.

Quem visita o vilarejo de Cheddar e deseja se aventurar pode explorar ainda as grutas geladas na Garganta de Cheddar, o maior desfiladeiro do Reino Unido. Depois de conhecer o local, e quando a fome começar a aparecer, a dica é parar na Cheddar Gorge Cheese Company, onde os visitantes têm a oportunidade de ver o processo completo de produção do queijo.

3. Monterey, Califórnia, EUA

O queijo Monterey Jack, que ganhou seu nome com base em seu local de origem e no produtor que começou a vendê-lo, se tornou um alimento essencial na geladeira ou tábua de queijos de muitos americanos. Esse alimento branco e semiduro é feito com leite de vaca e apresenta um sabor suave e adocicado.

Originalmente, o Monterey Jack era produzido pelos frades Franciscanos de Monterey da Alta Califórnia, no século 18. Um empresário local, David Jacks, identificou a deliciosa oportunidade e começou a vender o produto por todo o estado, onde se tornou conhecido como “Monterey Jack’s” ou “Jack’s Monterey”. Apesar de não abrigar fazendas produtoras de leite, a cidade de Monterey tem uma rica história sobre queijo e é uma boa pedida para os fãs.

Seguro viagem prático e eficiente – Ganhe 5% de desconto ao usar o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” da Seguros Promo.

4. Asiago, Itália

Asiago, um município da Itália, tem o mesmo nome e local de origem do queijo Asiago. Nessa cidade, os viajantes podem visitar a Azienda Agricola Waister Di Rela Riccardo, uma pequena fábrica especializada em queijos. Ali, é possível ver as várias etapas de produção de queijo e participar de degustações.

Também vale a pena conhecer o Caseificio Pennar Asiago ou a Loja Cooperativa Pennar Dairy, especializada em queijos frescos e de qualidade.

5. Munster, França

Munster, uma pequena comuna francesa, é lar do queijo macio e com aroma forte de mesmo nome. La Maison du Fromage (Casa do Queijo) é o destino perfeito para quem ama o queijo Munster. A Casa do Queijo apresenta filmes, exposições, workshops educacionais e, claro, a oportunidade de desfrutar de uma degustação.

O queijo Munster foi produzido na cidade pela primeira vez em 1371. Os fãs de história também pode visitar locais icônicos, como as ruínas da Abadia de Munster e a fonte do Leão, localizada na Praça do Mercado.

6. Ciudad Real, Espanha

A Ciudad Real é o lar do Manchego, um queijo delicioso, produzido com o leite da ovelha da raça Manchega. Para uma experiência de dar água na boca, os viajantes devem visitar a Finca de Las Terceras, uma fazenda dedicada à produção dessa delícia.

Os fãs de gastronomia também podem encontrar diversos restaurantes legais na Plaza Mayor, localizados em torno da praça histórica. É possível ainda visitar inúmeras queijarias na cidade e participar de degustações.

 

COMO NÓS VIAJAMOS

Na hora de planejar a viagem, não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.

Lembre-se que uma viagem para o exterior requer cuidados extras. Ficar de olho nas dicas de viajantes experientes a respeito de seguro viagem e chip de viagem internacional, por exemplo, é fundamental para melhorar a experiência fora do país.

Reserva de hotéis

O Rota de Férias trabalha com o programa de afiliados do Booking.com para a reserva de hotéis. Isso porque, por meio dele, dá para fazer reservas antecipadas de hospedagem nos hotéis, resorts, pousadas e outros tipos de acomodação sugeridos pelo site. Há boas opções, no Brasil e no mundo, com política adequada de cancelamento e todas as informações que você precisa

Clique aqui para fazer suas buscas e reservas de hotéis.

Seguro viagem com desconto

Quando queremos encontrar as melhores opções  do mercado de seguro viagem, de acordo com o período e o local que vamos visitar, usamos o Seguros Promo. O site exibe uma comparação com os valores oferecidos pelas principais operadoras do mercado, economizando tempo e garantido os melhores preços. Os leitores do Rota de Férias que usarem o cupom ROTADEFERIAS5 na caixa “Cupom de desconto” têm um bônus: 5% de desconto na hora.

Clique aqui para fazer seu seguro viagem.

 

Chip viagem internacional

Na hora de viajar para destinos fora do Brasil, nunca deixamos de adquirir um chip viagem internacional que permite acesso à internet e, muitas vezes, telefone. Com ele, dá para se comunicar e acessar a web de qualquer lugar.  É assim que postamos nossos textos e fotos no Instagram quando viajamos. Temos uma parceria especial com a Viaje Conectado, que oferece pacotes para diversos destinos do mundo. Para ganhar até 10% de desconto, use o cupom rotadeferias.

Clique aqui para comprar seu chip viagem internacional.

 

Passagem aérea

O robô do Skyscanner, parceiro do Rota de Férias, é um dos mais eficientes do mundo para a pesquisa de passagens aéreas. Ao acessá-lo você pode ver de uma só vez o valor oferecido por diversas empresas para a rota desejada. Também dá para criar alertas de aviso quando os preços do roteiro escolhido forem modificados.

Clique aqui para reservar e comprar passagens mais baratas.

 

Aluguel de carro

Na hora de alugar um carro no Brasil ou no exterior, vale a pena fazer a reserva com a Rentcars.com. O site faz uma pesquisa com as melhores locadoras do mercado, de acordo com o período da viagem e o modelo que você deseja alugar. Assim, é possível ganhar tempo na hora de planejar a viagem e garantir os melhores preços.

Clique aqui para pesquisar e alugar um carro.

 

Tours, ingressos e transporte

Com a Easy Travel Shop, você pode fazer reservas de tours e transfers, bem como garantir ingressos para pontos turísticos e grandes eventos no Brasil e no mundo. Ao navegar no Rota de Férias, você encontrará diversos posts com links com sugestões devidamente selecionadas pela redação de acordo com a relevância para o leitor. Basta fazer como nossa equipe: clicar, fazer a reserva e se divertir.

Clique aqui para fazer reservas de tours, ingressos e transfers.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.