Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Setecidades
>
A partir de segunda-feira
Consórcio confirma que Grande ABC seguirá fase emergencial para conter crescimento de pandemia

Medidas mais restritivas, como proibição de cultos e missas, começam na segunda-feira; confira detalhes

Por Do Diário do Grande ABC
12/03/2021 | 15:13
Compartilhar notícia
Divulgação


As cidades do Grande ABC seguirão a fase emergencial do Plano São Paulo, anunciada pelo Governo do Estado para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta sexta-feira (12) por videoconferência, os prefeitos da região deliberaram que as medidas mais duras de restrição entram em vigor a partir de segunda-feira (15) e se vão até 30 de março.

A etapa emergencial mantém a fase vermelha de controle da pandemia e regulação de serviços não essenciais. Com o objetivo de estimular o distanciamento social e reduzir a circulação urbana, o Plano São Paulo ampliou as restrições de algumas atividades comerciais autorizadas na fase vermelha. O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que as medidas são necessárias para reduzir a contaminação e a sobrecarga nos hospitais da região. “As medidas mais duras de distanciamento social são imprescindíveis no momento em que nossos hospitais estão chegando no limite de ocupação. Precisamos que todos se cuidem, usem máscara, lavem as mãos e, o principal, não façam aglomerações”, disse Paulo Serra.

CONFIRA DETALHES DA NOVA FASE

A partir de segunda-feira 14 atividades serão completamente restringidas. Serviços de retirada, lojas de materiais de construção, cultos religiosos e atividades esportivas, órgãos públicos, escritórios e serviços administrativos estão proibidos. Entrega de alimentos e produtos no sistema drive-trhu apenas entre 5h e 20h e delivery permitido 24h para todos os estabelecimentos comerciais. O uso de praias e parques também estão proibidos. Objetivo é reduzir a circulação de 4 milhões de pessoas.

Escolas estaduais funcionarão apenas para atendimento de alunos vulneráveis que precisem de alimentação. Na rede particular isso será opcional, restringindo a ocupação aos 35%. Os recessos programados para abril e outubro serão antecipados para o período entre 15 e 28 de março. Os alunos não terão atividades obrigatórias.
Supermercados também terão os horários restritos, com permissão de funcionamento até às 20h.

O toque de recolher foi ampliado e estará em vigor entre 20h e 5h em todos os municípios. Quem circular neste período poderá ser abordado para orientação.
Para evitar aglomeração no sistema de transporte público, o Estado também realizará escalonamento no horário de entrada de profissionais dos serviços permitidos. Trabalhadores da Indústria poderão circular entre 5h e 7h. De serviços entre 7h e 9h e do comércio entre 9h e 11h.

ESCOLAS

O avanço da pandemia e as novas regras do Plano São Paulo fizeram com que as prefeituras de São Caetano e São Bernardo restringissem o acesso de alunos nas escolas. A primeira suspendeu aulas presenciais nos colégios municipais e a segunda vai proibir a partir de segunda-feira que instituições privadas tenham qualquer atividade presencial, até mesmo as de acolhimento – veja a situação das cidades na arte ao lado. 

Em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando (PSDB) usou as redes sociais para explicar que vai fechar as escolas privadas na segunda-feira, pelo menos até o dia 30 de março. As aulas presenciais nas redes municipal e estadual já estavam vetadas pelo município sem data determinada para a retomada. 

O prefeito Tite Campanella (Cidadania) também publicou vídeo nas redes para anunciar que vai suspender as aulas na rede municipal – que haviam sido retomadas no dia 11 de fevereiro –, a partir da semana que vem, mas manterá abertos os colégios particulares e vai seguir as determinações do Estado em relação à rede estadual. 

Em Santo André, o retorno das aulas presenciais nas redes municipal e estadual estava previsto para 22 de março, mas será postergado, pelo menos, até o fim do mês. As escolas privadas, que retomaram as atividades presenciais no dia 18 de fevereiro, permanecem funcionando respeitando limite de presença de 35% dos alunos matriculados.

Também com aulas presenciais suspensas nos colégios particulares e públicos, Diadema informou que a previsão para o retorno presencial das escolas municipais é no dia 5 de abril, desde que seja mantido o cronograma de vacinação sem interrupções. As escolas da rede municipal estão abertas para atender às demandas da comunidade, seja para fornecer material impresso aos alunos ou para fazer matrícula. Assim como em Mauá, que segue com aulas presenciais suspensas, tanto na rede privada quanto na particular.

Em Ribeirão Pires o cenário segue sob análise, mas a administração adiantou que também seguirá as determinações do Estado e, até o momento, sem previsão de retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada.

Já Rio Grande da Serra informou que a data de retorno das aulas presenciais, por enquanto, está mantida para 5 de abril nas redes municipal, privada e estadual. Porém, caso a pandemia se agrave, a administração reavaliará as condições de retorno.

(por Yasmin Assagra)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.