Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Pnuma exige açao de proteçao ao meio ambiente
Do Diário do Grande ABC
31/05/2000 | 11:28
Compartilhar notícia


Mais de cem países exigiram, nesta quarta-feira em Malmoe (Sul), uma açao internacional imediata para proteger o meio ambiente, após constatar que os recursos naturais da Terra continuam se degradando ``a um ritmo alarmante'.

Numa declaraçao comum, os ministros de Meio Ambiente de 101 países-membros do Programa das Naçoes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) constataram que ``apesar dos numerosos esforços realizados com sucesso pela comunidade internacional', os recursos ``naturais que tornam possível a vida na Terra continuam se deteriorando a um ritmo alarmante'.

``Estamos convencidos de que todos os países devem realizar esforços, sob o espírito da solidariedade internacional e o reconhecimento do princípio de responsabilidade diferenciada, proclamada pela Conferência do Rio', em 1992, afirmaram.

O Pnuma joga seu futuro nesta declaraçao que, se nao sair do papel, poderá dar razao aos países que argumentam pela criaçao de uma organizaçao mais eficaz, observaram vários delegados.

A ministra francesa de Meio Ambiente, Dominique Voynet, lançou a idéia de uma Organizaçao Mundial de Meio Ambiente segundo o modelo da Organizaçao Mundial do Comércio (OMC). ``O Pnuma nao está em condiçoes de assegurar a coordenaçao de todas as convençoes no campo do meio ambiente', declarou Voynet.

India, Venezuela, Tailândia, Nigéria e China deploraram também a falta de meios financeiros para o cumprimento da Agenda 21 sobre o desenvolvimento sustentável. ``O cumprimento dos compromissos assumidos no Rio, e depois aqui em Malmoe, especialmente no que se refere ao vínculo estabelecido entre meio ambiente e desenvolvimento, é o principal objetivo deste fórum', afirmou o ministro palestino de Meio Ambiente, Yusef Abu Safié.

``Se nao recebermos a ajuda garantida pelos princípios desta declaraçao, vamos esgotar nossos recursos hídricos em muito pouco tempo', disse Abu Safié, dando a entender que os países mais pobres, que já haviam denunciado em 1998 a falta de compromisso do Pnuma com os países em vias de desenvolvimento, podem questionar sua participaçao nos próximos encontros, se as promessas nao forem cumpridas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.