Memória

O carro dos Flaquer num velho Carnaval


Buick, Essex, Fiat, Ford, Hudson, Jordan, Laudaulet Panhard, Maxwell, New Reo Six, Overland, Paege, Studbaker, Veituretto Pulmann, Willys. Estas eram algumas das marcas de automóveis que circulavam em São Paulo e outras grandes cidades há 80, 90, 100 anos.
Vários deles participavam do corso de Carnaval na Avenida Paulista. Entre os automóveis, este da família do coronel Alfredo Luiz Flaquer.
Quem encontrou a preciosidade foi a pesquisadora Claudia Ferreira, criadora e administradora do blog Santo André Ontem e Hoje, do qual participam andreenses idealistas que amam a cidade e estudam a sua história.
E como a Claudia descobriu essas fotos? Ela responde:
- Havia um site mantido por um andreense de sobrenome Galuzzi.
- O site ficou no ar até 2017 e chamava-se abcpdedia.com.br
- Nesta época vi essas fotos no site. Não as salvei e, para minha tristeza, o site saiu do ar e eu fiquei com estas fotos na cabeça.
- Fui atrás. Foram quase quatro anos de tentativa. Até que tive acesso a uma ferramenta sobre a família do coronel Flaquer.
Claudia Ferreira, competente e persistente. O próximo desafio: identificar algumas das 70 fotos salvas. A página Memória se propõe a auxiliar. Claro, contando com a ajuda de você, leitor. Seguem as três primeiras imagens.

CARNAVAL DE TODOS OS TEMPOS
- Em 1991, campanha alertava sobre formas de transmissão e prevenção à Aids, com a distribuição e fixação de 179 mil folhetos e 12 mil cartazes.
Iniciativa partia da Comissão Regional de Política de Prevenção e Controle da Aids, formada pelas secretarias municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do Estado.
- Em 1931, a polícia do Rio de Janeiro embargava a proposta de reviver o entrudo, com limão de cheiro, bisnaga e baldes d’água em plena rua. Saúde pública temia a propagação da gripe.
- Em 1921, o Salão Brasil, da Rua Quintino Bocaiuva, no Centro de São Paulo, anunciava sarau dançante a fantasia pelo Grupo dos 24.

Diário há meio século

Quarta-feira, 10 de fevereiro de 1971 – ano 13, edição 1457
Manchete – Terremoto mata e intervém na Apolo
Los Angeles (AFP e Serviço Local) – A terra tremeu ao Sul da Califórnia, matando pelo menos 11 pessoas e atrapalhando as comunicações radiofônicas entre Houston e a Apolo 14, que regressava da Lua.
Editorial – Aguardemos o funcionamento do Teatro Municipal de Santo André, com a confiança de que ele não foi construído, unicamente, para compor o belo conjunto arquitetônico da Praça Cívica do Paço Municipal.
Basquete Feminino – São Caetano vence Pirelli na primeira partida de uma série melhor de três, válida para a decisão do Estadual.
Nota – As grandes estrelas estavam na região: Marlene, Norminha, Elzinha, Delcy, Rosália, Simone (a cantora) e Odete pelo São Caetano EC; Nilza, Laís, Odyla, Carmem, Nadir, Darcy e Leila pelo CA Pirelli.
Em 10 de fevereiro de...
1556 – Câmara da Vila de Santo André da Borda do Campo proíbe a ida de moradores ao Paraguai; os espanhóis que chegassem seriam deportados.
1916 – Trabalhadores em cantaria de Ribeirão Pires declaram-se em greve por aumento de salários e pagamento em dia. Registram-se confrontos entre policiais e grevistas. A sede do Sindicato dos Canteiros é invadida. A biblioteca social e os móveis do sindicato são queimados.
1926 – Lei da Prefeitura de São Bernardo autoriza a assinatura de contrato do município com a Light and Power para a iluminação pública na Estação do Pilar (hoje Mauá) e ampliação da iluminação em São Bernardo, Santo André e São Caetano.
1931 – Augusto Affonso Netto assume o cargo de delegado de polícia de São Bernardo, com abrangência sobre toda a região. Substitui a Paulo Paulista de Ulhoa Cintra, que solicitou exoneração.
1956 – Cartaz do Cine Vitória, em São Caetano: Os Três Corsários, com Marc Lawrence; no Cine Carlos Gomes, em Santo André, Os Sete Samurais, filme japonês.
1981 – Falece a historiadora brasileira Marieta Alves, autora de várias obras de referência sobre a Bahia.
1986 – Jardim Irajá, em São Bernardo, ganha linha de ônibus para a Estação Jabaquara do Metrô.
- EC Santo André estreia Luís Pereira, Vladimir, Gaúcho e Zezé e perde amistoso com o São Bento: 2 a 1, no Jaçatuba.

Hoje

- Dia do Atleta Profissional.

Santos do dia

- Guilherme de Malavale.
- Escolástica (Itália, 480-547). Irmã de São Bento: considerada a primeira monja beneditina.
 

Comentários


Veja Também


Voltar