Memória

O Ribeirão do Soldado Um santuário ecológico E o sonho do Espanhol dos Porcos


São os idealistas da foto, tirada há pouco mais de uma semana na primeira reportagem presencial desta página <CF160>Memória</CF> desde que o novo coronavírus veio chamar a atenção mundial para os obstáculos e o milagre da resistência.

O Ribeirão do Soldado é um dos formadores da Represa Billings. Um misto de urbano e rural, em área de proteção ambiental, correndo em paralelo com o trecho inicial do Ribeirão dos Meninos, com uma diferença: 

1 – O ‘Meninos’ nasce no Demarchi e vai em direção ao Centro de São Bernardo como afluente do Tamanduateí, já em São Caetano; 

2 – o ‘Soldado’ segue em direção contrária, a partir de várias nascentes próximas à eterna Rota do Frango Com Polenta.

na margem à direita, o Demarchi; na margem esquerda, o Botujuru. 

CURSO NATURAL

Deste projeto – o da revitalização do Ribeirão do Soldado – participam: Conselho Consultivo Comunitário da indústria Basf (funcionários e moradores da vizinhança); Ecolmeia, ONG com participantes também ligados diretamente à cidade de São Bernardo; e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura local deste guerreiro Giba Marson.

O inspirador do projeto é um espanhol com sangue são-bernardense, Antonio Rodrigues Mascareñas, o Espanhol dos Porcos, que ganhou este apelido quando criava porcos no vale do Ribeirão do Soldado – e quando tal atividade era permitida.

Sr. Antonio faleceu em 1968. Seu sonho – o de ver limpo o Ribeirão do Soldado – é levado adiante pela filha, Augustina Cid Mascareñas Alvarez.

O sonho do meu pai era ver esse ribeirão sempre limpo. 

As pessoas que passassem pudessem admirá-lo, com a sua fauna ao redor e as águas limpas. 

Enquanto ele esteve aqui, ele preservou o ribeirão. 

Antonio gostava de ver a água em seu curso natural, e que seus patos e gansos pudessem desfrutar de um verdadeiro paraíso.


PARA VOCÊ, UM CONVITE...

Memória percorreu todo o Ribeirão do Soldado. São três quilômetros e meio a partir de um portal construído sob o patrocínio da Basf. 

De um lado, o reflorestamento; de outro, a paisagem natural da serra, com suas plantas, árvores e animais – aqui ainda tem tatu... 

O Rodoanel corta a estrada e o ribeirão em três pontos. Sucedem-se chácaras maravilhosas. Não há ocupação habitacional desordenada. Mas há muito a se fazer.

De princípio, Memória convida: coloque uma máscara, veja no mapa da cidade onde está o portal do Ribeirão do Soldado. Vá até lá e descubra uma atração maravilhosa e pouco conhecida – que não cobra nada ($) para ser vista e respirada. 

É perto, o suficiente para que você marque um encontro com a história e a geografia dos tempos da Linha Galvão Bueno, uma das que formaram o Núcleo Colonial de São Bernardo.

Diário há meio século

Domingo, 31 de janeiro de 1971 – ano 13, edição 1449

Manchete - Destino: Lua. É outra grande aventura

Os Estados Unidos lançam hoje (31 de janeiro de 1971), às 17h23 (horário de Brasília), o satélite ‘Explorador I’.

O foguete tem como missão depositar instrumentos científicos e trazer fotografias e amostras do solo lunar.

Será tripulado por Alan Shepard, Edgar Mitchell e Stuart Roosa.

Em 31 de janeiro de...

1931 – O ministro do Trabalho, Lindolpho Collor, assina o decreto que regulamenta o Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos da União, num total de 42 artigos.

O instituto havia sido criado pelo decreto-legislativo 5.128, de 31 de dezembro de 1926. Faltava a regularização.

1951 –Getúlio Vargas assume a Presidência da República.

1956 – Juscelino Kubitschek de Oliveira assume a Presidência da República e João Goulart, a vice-presidência. Uma delegação de Santo André se faz presente e leva ao novo chefe da Nação uma mensagem assinada pelo prefeito Pedro Dell’Antonia e pelo vice-prefeito, Antonio Pezzolo.

1986 – Prefeito Newton Brandão, de Santo André, inaugura a passarela para pedestres sobre os trilhos da Refesa (Rede Ferroviária Federal), junto à Praça 18 do Forte.

Regularizada a posse de área ocupada no Jardim Oratório, num total de 1,2 milhão de metros quadrados, que passa da Previdência Social (Iapas) para a Prefeitura.

Santos do dia

- João Bosco

- Pedro Nolasco


Município paulista

- Hoje é o aniversário de Barbosa. Elevado a município em 1959, quando se separa de Avanhandava, na região de Penápolis.

Comentários


Veja Também


Voltar