Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Política
>
Após disputa
PSB encaminha apoio a Paulo Serra em Santo André

Partido de Ailton Lima, rival do prefeito, se aproxima do tucano em agenda de vereadores e do deputado estadual Caio França na cidade

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/01/2021 | 13:52
Compartilhar notícia
Divulgação


O deputado estadual Caio França (PSB) visitou ontem o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), em gesto de aproximação do partido com o governo do tucano. Na eleição do ano passado, o PSB teve candidato próprio ao Paço, o ex-vereador Ailton Lima, que adotou linha de críticas contundentes a Paulo Serra.

O encontro aconteceu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a presença dos vereadores Carlos Ferreira (PSB) e Toninho Caiçara (PSB). “A orientação aos nossos vereadores é para que votem os projetos que forem bons para a cidade. A eleição já passou, estamos em um momento difícil de pandemia. Não é o momento de elevar tensões”, comentou Caio.

Ailton ficou na quarta colocação na eleição do ano passado, com 17.636 votos, desempenho eleitoral muito aquém do esperado por ele e pelo partido. Mesmo assim, o ex-vereador – que foi aliado de Paulo Serra na primeira metade no mandato inaugural do tucano como chefe do Executivo – sustentou, pós-pleito, que iria manter postura de oposição ao governo.

“Respeitamos muito a liderança do Ailton na cidade. Mas reforço que o momento de pandemia não abre espaço para qualquer tipo de tensão. Eu coloquei meu mandato à disposição do prefeito e dos vereadores”, avisou Caio, filho do ex-governador Márcio França (PSB) e uma das principais lideranças da legenda no Estado.

Caio também comentou que conversou com Paulo Serra sobre o Plano São Paulo, medida do governo paulista para tentar conter o avanço do novo coronavírus no Estado.

Recentemente, o governador João Doria (PSDB) incluiu o Grande ABC na fase laranja durante a semana e na fase vermelha aos fins de semana – período esse no qual está proibido o funcionamento de bares e restaurantes, com exceção do delivery. “Quis ouvir o prefeito, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal (do Grande ABC), os planos, em especial para o comércio.”

RIBEIRÃO PIRES

Antes da visita em Santo André, Caio França esteve em Ribeirão Pires, em reunião com o prefeito Clóvis Volpi (PL) e o vice-prefeito Humberto D’Orto, o Amigão (PSB). “Destinei emenda de R$ 200 mil para infraestrutura e vou tocar demandas que me pediram”, comentou Caio. Segundo o parlamentar, Volpi e Amigão pediram auxílio em busca de recursos para conclusão do Hospital Santa Luzia, cujas obras começaram na última passagem de Volpi pelo Paço (2005-2012) e não foram concluídas ainda. O vereador Sandro Campos (PSB) também acompanhou o encontro.

Ailton Lima minimiza críticas ao tucano

Ex-vereador e ex-prefeiturável de Santo André, Ailton Lima (PSB) arrefeceu o tom de críticas ao governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) depois que os dois vereadores da sigla se reuniram com o tucano, em encontro organizado pelo deputado estadual Caio França (PSB).

 Ailton foi aliado de Paulo Serra em 2016, quando o tucano chegou ao Paço pela primeira vez. Ficou como secretário de Desenvolvimento Econômico até 2018, quando se lançou deputado federal. Diante do revés nas urnas, rompeu com o chefe do Executivo e passou a ser uma das figuras que mais contestavam a administração do ex-aliado. 

 Tanto que, mesmo depois da derrota em 2020, manteve a postura crítica, colocando até em xeque o resultado eleitoral. Ontem, porém, as falas foram mais amenas. “Paulo Serra foi eleito de maneira democrática e entendo ser normal que ele queira conversar com os vereadores. (Caso os vereadores do PSB defendam projetos do Executivo) Também não vejo nada de errado”, sustentou. 

 Questionado como via a reunião dos vereadores Toninho Caiçara (PSB) e Carlos Ferreira (PSB), Ailton também evitou polemizar. “Acho natural que os vereadores conversem com o chefe do Executivo. Também já tive mandato e sei como funciona. Conversei com os vereadores e eles mantêm o comportamento de parlamentares independentes”, disse o socialista, garantindo que não tem planos para deixar a legenda. 

 No dia 23 de novembro, ao Diário, Ailton mostrava postura diferente. “O resultado foi completamente diferentemente do que havia sentindo nas ruas. Não dá para achar que isso que aconteceu foi o real. Não acredito nessa relação de 76% (de Paulo Serra). Considero que muita coisa vai acontecer sobre a apuração (do Tribunal Superior Eleitoral). Muito ruim a demora, (há dúvida sobre) licitude, a clareza em relação ao resultado.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.