Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Economia
>
Para desestimular greve dos caminhoneiros
Cerca de 6.000 postos em pneumáticas estão em risco

Decisão do governo de zerar imposto de importação impacta produção de pneus

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
23/01/2021 | 00:18
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A alíquota para importação de pneus de caminhões, que era de 16%, foi zerada pelo governo federal nesta semana. A medida, porém, tomada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como aceno aos caminhoneiros, que ameaçavam deflagrar greve no dia 1º, pode custar caro para a indústria, já que deve desestimular a produção nacional.

Em Santo André, há duas grandes fabricantes de pneumáticos, que juntas respondem por 6.000 empregos, que podem estar ameaçados.

Para o presidente do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo, Márcio Ferreira, há o risco de empresas como a Prometeon e a Bridgestone repensarem a produção na região. “Na atual situação do País, com uma carga tributária alta e o lucro reduzido, uma taxa de 16% a menos com certeza vai ter peso significativo sobre onde a empresa deve investir ou não”, disse ele, completando que as vendas para caminhões vêm sendo o carro-chefe do setor, impulsionadas pelo agronegócio. A decisão do Ministério da Economia foi justificada como necessária para reduzir custos operacionais do transporte rodoviário de cargas.

Na próxima semana, a entidade realiza live com os trabalhadores para falar sobre o assunto. A ideia é identificar os impactos, levar a pauta a autoridades e recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), que no ano passado suspendeu a decisão do governo que zerava as alíquotas de importação para armas de fogo.

Questionadas, Prometeon e Bridgestone não se posicionaram, assim como a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.