Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Morre Aidan Ravin, ex-prefeito de Santo André

Político tratava de complicações hepáticas e se recuperava de sequelas da Covid-19

Do Diário do Grande ABC
10/01/2021 | 11:57
Compartilhar notícia
DGABC


Atualizada às 15h45

Ex-prefeito de Santo André, o médico Aidan Ravin (Republicanos) morreu neste domingo (10), aos 59 anos. O político estava internado por complicações hepáticas no Hospital Brasil e se recuperava de sequelas em decorrência de diagnóstico de Covid-19. Ele deixa dois filhos (Aidan Victor e Bruna) e a mulher, Denise. 

O velório será no saguão da Câmara Municipal, a partir das 14h, restrito a familiares e autoridades. O controle de acesso, de acordo com o Legislativo, ficará restrito em virtude da pandemia. O sepultamento deve ocorrer nesta segunda-feira, às 9h. 

Vereador entre 2005 e 2008, Aidan se elegeu prefeito em 2008, pelo PTB. Na ocasião, parlamentar de primeiro mandato, venceu o candidato governista Vanderlei Siraque (então no PT, hoje no PCdoB) no segundo turno do pleito. Comandou o Paço de 2009 a 2012. Em 2012, contudo, não conseguiu se reeleger, sendo superado por Carlos Grana (PT).

Ele foi ainda candidato ao Paço em 2016, ficando na terceira colocação. Também concorreu a deputado federal e estadual, sem sucesso. No ano passado, estava acertado para ser vice na chapa encabeçada por Ailton Lima (PSB).

Em maio, diagnosticado com Covid, precisou ser internado. Ficou três meses no Hospital Christóvão da Gama, boa parte na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), devido a complicações do coronavírus. Saiu do hospital em agosto, com novo rumo na política: em vez de vice, seria candidato a vereador.

No meio da campanha, entretanto, precisou novamente ser internado, desta vez no Hospital Brasil, por problemas hepáticos. Sem condições de estar presencialmente na empreitada de fato, não se elegeu vereador - teve 1.548 votos. O quadro se agravou nos últimos dias, a ponto de a equipe médica recomendar um transplante de fígado. Mas como Aidan ainda apresentava série de sequelas da Covid, a cirurgia precisou ser adiada.

Médico ginecologista e obstetra, ele cresceu na política diante de forte atuação na região da Vila Luzita - também era conhecido por dar curso de noivos na Igreja Católica - ele registra até hoje votação recorde na cidade por vaga na Câmara, quando recebeu 10.019 votos em sua estreia na disputa por cargo eletivo, em 2004.

POLÍTICOS DA REGIÃO REPERCUTEM MORTE DO EX-PREFEITO

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), foi o primeiro político a emitir nota de pesar sobre a morte do ex-chefe do Executivo. O tucano relembrou a atuação de Aidan Ravin como médico da rede municipal e declarou que o ex-prefeito deixa legado. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, também assina a condolência.

"Com grande tristeza e pesar, recebemos nesta manhã de domingo (10) a notícia do falecimento do ex-prefeito Dr. Aidan Ravin, aos 59 anos. Ele estava internado e teve seu quadro de saúde agravado nos últimos dias. Expressamos aqui nossos pêsames à sua esposa e filhos e também a todos os amigos que se despedem agora. Aidan comandou nossa cidade no período de 2009 a 2012, além de ter atuado como vereador na Câmara Municipal. Deixa legado como médico da nossa rede municipal de Saúde e também como gestor público."

Por meio de nota, o presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), também enviou condolências pela morte do ex-prefeito. "A Câmara Municipal de Santo André, através do presidente Pedrinho Botaro e dos vereadores, lamenta o falecimento do ex-prefeito e ex-vereador Dr. Aidan Ravin. Nesse momento prestamos nossa homenagem ao homem de fé, ao médico e a autoridade política que o Dr. Aidan foi para história da nossa cidade."

Prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PL), emitiu nota de pesar e prestou condolênias à ex-primeira-dama Denise Ravin e aos filhos do ex-prefeito. "É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-prefeito de Santo André, Aidan Ravin aos 59 anos, em decorrência de complicações hepática após o quadro de Covid-19. Minhas sinceras condolências a ex-primeira-dama, Denise Ravin, aos filhos e familiares. Que Deus possa confortá-los neste momento difícil. Aidan teve seu trabalho  médico reconhecido na cidade, e exerceu seu mandato como prefeito no mesmo período em que eu estava à frente da Prefeitura de Ribeirão Pires pela segunda vez. Me recordo do com carinho do seu jeito bem humorado, da fala mansa e de seu trabalho voluntário com casais na Igreja Católica. Deixará saudades", afirmou Volpi.

O ex-vereador Ailton Lima (PSB), que teria Aidan como candidato a vice-prefeito na última eleição, lamentou a perda do "fiel amigo". No último pleito, no entanto, Aidan desistiu de ser candidato a vice na chapa de Aidan exatamente para tentar se reestabelecer dos sintomas da Covid-19. "Estou surpreso com a morte do ex-prefeito. Esperava que ele conseguisse se recuperar. Achei que ele poderia sair dessa. A cidade perde bastante com a morte de Aidan. Ele foi um grande homem, um grande médico e um grande gestor. Tenho a consciência tranquila de ter sido fiel a ele até o último instante. Deixa um grande legado na cidade", declarou Ailton, emocionado.

Ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PSDB) utilizou uma rede social para prestar condolências pela morte do ex-prefeito. Utilizando uma foto de Aindan Ravin, Auricchio emitiu os sentimentos aos familiares. "Meus sentimentos a todos amigos e à família do ex-prefeito Aidan Ravin, que faleceu hoje em razão de complicações da Covid-19", declarou. 

Já o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT) emitiu nota de pesar na qual diz que Aidan Ravin "é mais uma vida, ifelizmente abreviada por complicações da Covid". Oliveira deseju conforto aos familiares. 

"Recebemos com tristeza neste domingo, 10 de janeiro de 2021, a notícia do falecimento do ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin. Mais uma vida, infelizmente, abreviada por complicações da Covid, esta terrível doenca causada pelo coronavírus. Médico na rede municipal andreense, Aidan foi vereador e prefeito de Santo André - esteve à frente da cidade entre 2009 e 2012. Nossos sentimentos a toda a família e amigos. Que Deus conforte os corações das pessoas mais próximas neste momento difícil", declarou o madatário mauaense. 

Chefe do Executico de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (Podemos), por meio de telefonema, declarou que a morte de Aidan Ravin é uma grande perda para Santo André. "Ele era uma pessoa muito boa e sentimos muito", declarou. 

Prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), também escolheu uma rede social para emitir nota de pesar pela morte do ex-prefeito de Santo André. O tucano lamentou a morte precoce de Aidan Ravin. "É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin, aos 59 anos. Um homem público da nossa região, que nos deixa de forma triste e precoce. Que Deus conforte o coração de sua família e amigos", declarou Morando. 

Prefeito de Diadema, José De Filippi (PT), prestou condolências para os amigos e familiares de Aidan Ravin por meio de rede social. "Meus sentimentos à família e amigos do ex-prefeito  de Santo André Aidan Ravin, que morreu aos 59 anos em decorrência de squelas da Covid-19 e agravamento clínico por problemas hepáticos. Que Deus conforte o coração dos filhos Aidan Victor e Bruna, e da esposa Denise Ravin neste momento de dor", declarou o petista. 

Deputado estadual com domicílio eleitoral em São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira (PT) declarou que recebeu a notícia da morte de Aidan Ravin "com muita tristeza". Em uma postagem de rede social, o parlamentar afirmou que o ex-prefeito é mais uma vítima das complicações da Covid-19. "Ele foi mais uma vítima de complicações da Covid-19, essa terrível doença que já levou mais de 200 mil brasileiros e brasileiras. Desejo muita força aos amigos e familiares", declarou o petista.

Deputado estadual por São Caetano, Thiago Aricchio (PL) também emitiu nota de pesar por meio de rede social. "Meus sinceros setimentos aos familiares e amigos do ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin, que nos deixou neste domingo em decorrência de complicações da Covid-19", declarou o deputado.

O também ex-prefeito de Santo André Carlos Grana (PT), que venceu disputa direta contra Aidan Ravin que buscava reeleição em 2012, declarou que Santo André perde um bom prefeito e um médico que marcou presença na vida dos andreenses. "Ao longo do tempo Aidan se rvelou um bom amigo, alguém que aprendi a admirar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.