Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Política
>
São Bernardo
Morando anuncia Kiko e indicado de Alex como secretários

Prefeito de S.Bernardo acolhe aliado derrotado em Ribeirão e abre espaço para figura próxima do deputado federal; três vereadores serão secretários

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
29/12/2020 | 14:15
Compartilhar notícia
Divulgação


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), acomodou o aliado e prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSDB), derrotado na disputa pela reeleição, e abriu espaço para André Sicco, indicação do deputado federal Alex Manente (Cidadania), no primeiro escalão do governo para o segundo mandato. O tucano anunciou 25 nomes de titulares das pastas e autarquias municipais. Além de Kiko e Sicco, as novidades ficam por conta da participação da irmã do chefe do Executivo, Márcia Morando, e do vereador Pery Cartola (PSDB) na linha de frente.

Perto de deixar formalmente a cadeira de prefeito, cargo ocupado pela terceira vez, Kiko irá comandar a Secretaria de Administração e Inovação no Paço, enquanto Sicco, ex-assessor parlamentar de Alex – que selou publicamente as pazes com Morando na última eleição após longo período de rixa pessoal e política –, chefiará a área de Assistência Social. Já Pery, reeleito para o terceiro mandato na Câmara, vai gerir a pasta de Cidadania e Pessoa com Deficiência. Márcia Morando, por sua vez, ficará à frente do Fundo Social de Solidariedade. As informações foram antecipadas pelo Diário.

“(Kiko) Já havia sido convidado a trabalhar comigo na Assembleia (Legislativa). Pessoa que a gente tem composição política de décadas, a quem respeito muito. Quem consegue fazer missão que fez em Rio Grande, excelente trajetória política, mostra que respeita o contribuinte e o cidadão. O que já é atributo importante para ocupar uma secretaria. Segundo, tem acúmulo de experiência que poucos agentes políticos têm. Tem meritocracia. É secretaria muito mais técnica, porque nutre todas as demais (pastas)”, alegou Morando. Sobre a irmã, frisou que o fundo não tem salário ou outra remuneração. “Ter pessoa mais próxima ajuda o próprio fundo. Ela vai se dedicar gratuitamente.”

Os demais quadros divulgados no evento são os que já exercem função no secretariado do atual governo, entre mudanças pontuais. Morando bancou, inclusive, o retorno de outros dois vereadores ao Executivo – Hiroyuki Minami (PSDB, novamente para Desenvolvimento Econômico) e Alex Mognon (PSDB, também volta para Esporte) –, abrindo, assim, espaço para três suplentes do PSDB no Legislativo. Os primeiros suplentes Henrique Kabeça, Ary de Oliveira e Eduardo Tudo Azul – filho do presidente da casa, Juarez Tudo Azul –, todos tucanos, assumem as vagas.

“Equipe foi referendada no dia 15 de novembro pelas urnas. Todos nós aqui passamos por uma prova. Nominalmente, eu e o Marcelo (Lima, PSD, que volta a Serviços Urbanos), que somos os votados. Se obtivemos bom resultado nas urnas porque entendemos que fizemos aqui híbrido importante na administração pública, entre técnicos e políticos. Nunca fiz antipatia a políticos. Pelo contrário”, disse Morando, único a falar durante o anúncio.

Houve readequações de dois nomes ligados a Morando diante de reformulação. Ademir Silvestre, atual diretor da ETC (Empresa de Transporte Coletivo), autarquia que será extinta, vai dirigir a Agência Reguladora de Serviços Públicos. Pedro Pinheiro, atual titular de Administração, cuidará do SBCPrev.
 

Confira a lista completa de secretários abaixo.

Ademir Silvestre (Agência Reguladora de Serviços Públicos)
Márcia Morando (Fundo Social de Solidariedade)
Pedro Pinheiro (SBCPrev)
Rodrigo Gago (Faculdade de Direito)
Thais Santiago (Comunicação)
Hiroyuki Minami (Desenvolvimento Econômico)
Ana Luísa Oliveira Pontes (Imasf)
Márcia Gatti (Chefe de Gabinete)
Alex Mognon (Esportes)
Kiko Teixeira (Administração e Inovação)
Pery Cartola (Cidadania e Pessoa com Deficiência)
Luciano Eber (Obras e Planejamento Estratégico)
José Luiz Gavinelli (Finanças)
Geraldo Reple Sobrinho (Saúde)
Marcelo Lima (Serviços Urbanos)
João Abukater Neto (Habitação)
José Carlos Pagliuca (Meio Ambiente e Proteção Animal)
Júlia Benicio (Governo)
Luiz Mario Pereira de Sousa Gomes (Procuradoria-Geral do Município)
Adalberto Guazzelli (Cultura e Juventude)
Humberto Rodrigues (Coordenação Governamental)
André Sicco (Assistência Social)
Silvia Donnini (Educação)
Carlos Alberto (Segurança Urbana)
Delson José Amador (Transportes e Vias Públicas) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.