Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

‘Diário’ flagra adesivo do Esquadrão da Morte em carro de policial
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/06/2006 | 07:55
Compartilhar notícia


Um Golf prata, estacionado na última sexta-feira em área reservadaa policiais do 1ºDP de Santo André, ostentava no pára-brisa dianteiro um adesivo com os dizeres Scuderie Detetive Le Cocq, E.M. Brasil. O emblema é do Esquadrão da Morte, principal grupo de extermínio que atuou no país e que praticou diversos assassinatos durante o regime militar. O grupo voltou à mídia após a aparição de dois policiais com o emblema nas camisetas durante sessão na Assembléia Legislativa. O fato ocorreu na época de execuções suspeitas praticadas pela polícia, após os ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital), no mês passado.

O Golf estacionado no DP da rua Xavier de Toledo, no Centro, está no nome de Marcelo Rodrigues Pereira. O policial que se identificou como proprietário do carro se recusou a dizer o nome. Negou ser um justiceiro ou fazer parte do esquadrão, e disse que comprou o carro com adesivo. Não explicou há quanto tempo tem o veículo ou quem era o antigo proprietário. Segundo ele, o adesivo ainda estaria colado no pára-brisa porque o vidro da frente teria película protetora. “Até tentei tirar. Mas só se arrancar o insulfilm todo que sairia”, alegou.

Ao perceber o teor da reportagem, o chefe dos investigadores do DP, Ricardo dos Santos, foi chamado. Ele apresentou outra versão para a origem do símbolo. “Ele comprou na banca de jornal aqui da frente. Tem um monte lá”, explicou, levando a reportagem até lá. No local, não havia adesivos do Esquadrão da Morte, apenas brasões de setores especiais da polícia.

O delegado titular do 1ºDP, Fábio Dal Mas, disse que não saber sobre o adesivo ostentado por um de seus investigadores. “Vou primeiro verificar se isso é verdade. Aí, vou verificar que atitudes posso tomar”, garantiu. Desde o início do ano, a Justiça Federal do Espírito Santo determinou a dissolução do grupo e a proibição da divulgação de nomes ou símbolos ligados à Scuderie.

O possível retorno do Esquadrão da Morte é alvo de investigação do Ministério Público e Corregedoria da polícia. Desde os ataques de maio, há registros de cerca de 30 chacinas na Região Metropolitana, cujas vítimas eram suspeitos de pertencer ao PCC. O presidente do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves, lembra que a região foi palco de pelo menos duas ações que poderiam ter o ‘dedo‘ do esquadrão.

A Scuderie surgiu na década de 1960 no Rio de Janeiro, para vingar a morte do policial carioca de origem francesa Milton Le Cocq, assassinado por um criminoso. O grupo cresceu, com fileiras formadas por policiais, advogados, militares e políticos, e se ramificou em diversos Estados do páis. O auge do esquadrão ocorreu no período militar, mas foi perdendo força na década de 1990, após a redemocratização do país.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.