Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Obra sai da praça IV Centenário e vai para o Parque Central
Isis Mastromano Correia
Especial para o Diário
23/01/2007 | 00:18
Compartilhar notícia


A praça IV Centenário, em Santo André, perderá o colorido da obra do artista plástico andreense Luiz Sacilotto. A peça, que por sete anos permaneceu em frente à Escola Estadual Américo Brasiliense, será transferida para o Parque Central, na Vila Assunção, onde ficará permanentemente.

A remoção começou a ser feita nesta segunda-feira, às 9h, com o auxílio de um guindaste do Corpo de Bombeiros.

O objetivo da intervenção é desencontrado. A Prefeitura informou que há um projeto, ainda incipiente, para melhorar a segurança dos pedestres no local, mas não detalhou como isso será feito.

O engenheiro civil Celso Garbino, que acompanhou o trabalho de retirada da obra informou que um acerto viário será feito no local para que as linhas de trólebus passem por onde hoje está a obra de arte.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não confirmou a informação e esclareceu não ter recebido nenhum comunicado da Prefeitura de Santo André sobre a possível passagem dos ônibus em frente ao Américo Brasiliense.

História - A obra intitulada Concreção 0011 compunha a paisagem da região central de Santo André desde o ano 2.000. Construída em aço carbono, o objeto de arte Concretista tem oito metros de altura e pesa 10 toneladas, o que dificultou a retirada da peça do lugar original.

Oscar Sacilotto, filho do artista falecido em 2003, aprovou a migração da obra. “A peça foi colocada na frente da escola, pois ali era um espaço mais tranqüilo, porém, no final, não gostamos muito da localidade. Ali é um vale e não mostra a dimensão real da obra”, diz.

O vandalismo recorrente que atingia a peça também foi motivo para Oscar apreciar a mudança. Há pelo menos um mês a obra passou por reformas devido às pichações.

“Acho que no parque o vandalismo diminuirá. O setor onde ela está tem muito estudante que de repente passava com um giz na mão e aproveitava para riscar”, diz Oscar. (Supervisão de Artur Rodrigues)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.