Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Metalúrgicos pedem na Justiça prisão do presidente da Volks
Do Diário OnLine
29/11/2005 | 17:42
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC entregou na tarde desta terça-feira, ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), o pedido de prisão do presidente da Volkswagen no Brasil, Hanz Cristhian Maergener. A decisão do sindicato da categoria acontece após a empresa desrespeitar a decisão judicial que obriga o pagamento integral do salário dos 12,4 mil trabalhadores que fizeram greve entre os dias 29 de setembro e 24 de outubro. Além da prisão do presidente, o sindicato pediu a penhora de todas as contas correntes bancárias da Volkswagen.

A assessoria de imprensa da Volks informou que a empresa ainda não recebeu a notificação sobre o pedido e, portanto, não tem nada a dizer sobre o assunto. "O que eu posso te dizer é que prisão não é uma coisa que acontece do dia para a noite, leva um tempo até o pedido ser analisado, e até agora nós não fomos notificados pela Justiça", afirmou a assessora da empresa, Andréa Cipriano.

No último dia 10, o TRT julgou o dissídio coletivo sobre a greve motivada por divergências quanto ao valor da PLR (participação nos lucros e resultados) e considerou que a segunda maior greve da categoria na Volks não foi abusiva. Com isso, o Tribunal determinou o pagamento de uma PLR de R$ 4,750 mil e obrigou a empresa a pagar o salário integral dos trabalhadores que estão dispensados de compensar os dias parados. Porém, a empresa não pagou o que deve.

Na última quinta-feira (24), o Ministério Público tentou negociar um acordo. Mas Volkswagen não aceitou nenhuma proposta feita pela procuradora regional do trabalho Oksana Maria Diziura Boldo. Sendo assim, o sindicato informou que está esperando a empresa entrar com recurso no TST (Tribunal Superior do Trabalho) para partir para uma ação de execução.

O TRT tipificou o gesto da Volks como ato de desobediência. Segundo a assessoria do sindicato, o crime de desobediência de decisão judicial está previsto no artigo 330 do Código Penal Brasileiro. A petição foi encaminhada para apreciação da presidenta do TRT-SP, juíza Dora Vaz Treviño.

Protesto - Na manhã desta terça-feira, cerca de 7 mil funcionários da Volks em São Bernardo fizeram um protesto pelo fato da empresa não estar cumprindo a sentença judicial do TRT. O grupo saiu às 8h da fábrica (km 23 da Anchieta) e chegou às 9h30 horas na Praça da Matriz, centro de São Bernardo. Depois da manifestação, os trabalhadores voltaram para a fábrica às 11 horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.