Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Os 65 anos da Comarca de São Bernardo

Criada em 1953, foi instalada em 1955, numa ação em que se destacam os três personagens hoje lembrados aqui em Memória

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/10/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


1 – A deputada Tereza Delta foi o primeiro nome a propor, de fato, a elevação de São Bernardo à categoria de comarca. 

2 – Criada a comarca, demorou um ano e dez meses para ser instalada – e aqui surge um segundo nome, o do prefeito Sérgio Balottim, sucessor de Lauro Gomes – prefeito Lauro Gomes que renunciou ao ser eleito deputado federal.

3 – O terceiro nome na história da comarca de São Bernardo vem das Arcadas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco: o jovem Otto João Gustavo Bethke, que agitou literalmente este passo importante na vida jurídica são-bernardense, inclusive com a criação de um jornal, <CF160>A Comarca</CF>.

Outros nomes são, com todos os méritos, sempre lembrados, como o do primeiro juiz de direito da comarca de São Bernardo, Horácio de Carvalho Junior. 

Os advogados Mário de Lucca e Calixto Antonio também são sempre citados. E a Comarca saiu – e hoje, nesta data redonda dos seus 65 anos, poderia gerar uma grande festa cívica, não fosse o drama do novo coronavírus.

LINHA DO TEMPO

30-12-1953 – a Lei 2.456 fixa o quadro territorial, administrativo e judiciário do Estado de São Paulo, para o quinquênio 1954-1958, e cria várias comarcas.

A de São Bernardo ‘do Campo’ demorou, mas outras, igualmente criadas, demorariam ainda mais a ser instaladas: Guarulhos, Franco da Rocha, Santa Rosa do Viterbo, General Salgado, Guaíra e Registro. Motivo: a falta de instalações adequadas para a instalação do Poder Judiciário. 

9-10-1955 – Instalada solenemente a Comarca de São Bernardo, na Câmara Municipal, então instalada na Rua Dr. Flaquer, esquina com a Rua Marechal Deodoro.

Presidiu o ato o desembargador Manuel Gomes de Oliveira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado. Presentes: Horácio de Carvalho Junior, os juízes de direito de Santo André e São Caetano, os prefeitos do nascente ABC, Alberto Penteado Cardoso (promotor público).

Discursaram: prefeito Sérgio Balottim, Helio de Souza Melo (representando o deputado Lauro Gomes – que não compareceu), Otto Bethke, Sérgio Marques da Cruz (em nome da Associação dos Advogados) e Horácio de Carvalho Júnior.

Em frente à Câmara, o Banco Noroeste do Estado de São Paulo estava concluindo o Edifício Wallace Simonse, e nele foi montado o Fórum – um dos requisitos exigidos para que as comarcas fossem instaladas.

A sede da comarca fica no prédio do Banco Noroeste até 1967. 

No Fórum chegaram a ser gravadas cenas da novela A Redenção, da TV Excelsior.

1967 a 1998 a Comarca de São Bernardo ocupa prédio da Alameda da Justiça, ao lado da Cidade da Criança, no Jardim do Mar.

1999 – A transferência para as instalações atuais, na Vila Tereza.

Diário há meio século

Sexta-feira, 9 de outubro de 1970 – ano 13, edição 1354

Manchete – Situação na Bolívia ainda é confusa

Editorial – Comportamento de Natel causa expectativa 

A ser verdade a tendência do Sr. Laudo Natel em olhar para o Grande ABC quando pensar em formar o seu secretariado somente se os resultados das eleições forem favoráveis aos candidatos locais – como é opinião de alguns políticos – decrescerá bastante o conceito de que desfruta, perante a coletividade desta região, o novo governador do Estado.

Em 9 de outubro de...

1920 – Anúncio: Moon Six. Motor Continental. Gasta apenas um lata de gasolina de São Paulo a Santos, ida e volta.

1930 – Revolução em marcha. Presidente Washington Luis divulga manifesto à Nação e tenta transmitir confiança: “Não se deixe o povo ludibriar por boatos terroristas ou por notícias alarmantes espalhados pelo rádio com o intuito de estabelecer a inquietação e a confusão entre os patriotas”.

O País vivia momentos delicados que marcariam a queda da República Velha, a ascensão de Getúlio Vargas e a não posse do presidente eleito Júlio Prestes.

1975 – Prefeitura de Santo André anuncia a construção de um viaduto sobre os trilhos da estrada de ferro, em Utinga.

São Paulo FC joga no Baetão e goleia o Aliança local por 4 a 1.

Hoje

- Dia do Atletismo

- Dia da União Postal Universal

- Dia do Açougueiro e profissionais do setor 

Santos do dia

- João Leonardi


Município Paulista

- Bernardino de Campos. Criado em 9 de outubro de 1923, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.