Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Covid-19: colar emite alertas quando pessoas ultrapassam distanciamento social
Bianca Bellucci
Do 33Giga
25/08/2020 | 16:48
Compartilhar notícia


Architecture Discipline é um estúdio de design localizado em Nova Delhi, na Índia. Um de seus projetos que chamou a atenção recentemente é o sChoker, um colar capaz de emitir alertas sonoros e visuais quando as pessoas ao redor ultrapassam o distanciamento social de 1,5m, recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) durante a pandemia de covid-19.

Leia mais:
Perdeu alguma live? Veja shows que rolaram na quarentena
Encontro seguro? Site de relacionamento facilita testes de covid-19 entre usuários
5 aplicativos para se exercitar em casa

Na prática, o sChoker tem sensores térmicos que identificam radiações infravermelhas, ou seja, a temperatura corporal. Uma vez que o distanciamento social é ultrapassado, o usuário pode escolher receber alertas de duas formas. As luzes de LED, por exemplo, são apresentadas em três cores: verde (nível seguro de proximidade), amarelo (médio) e vermelho (perigoso). O aviso sonoro, por sua vez, é emitido quando o gadget é conectado via Bluetooth a outro dispositivo, como celular e tablet.

A primeira versão do sChoker é feita em fibra de carbono e confeccionada com a ajuda de uma impressora 3D. No futuro, a ideia é deixar o colar mais fashion, usando materiais como veludo, couro e até ouro.

É importante ressaltar que o gadget da Architecture Discipline foi criado pensando em deficientes visuais e auditivos, mas nada impede que o público geral use o produto. O valor e a disponibilidade do sChoker, entretanto, ainda não foram divulgados.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.