Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

D+
>
Política
Mais de 19 milhões de jovens irão votar nas eleições municipais deste ano
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
22/08/2020 | 23:59
Compartilhar notícia
Elza Fiuza/ABr


As eleições municipais deste ano irão movimentar a escolha de candidatos em praticamente todas as cidades para os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, estão aptas para realizar a ação cerca de 147,9 milhões de pessoas. 

O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos, sendo facultativo para adolescentes a partir de 16 anos e idosos com idade superior a 70 anos. Estima-se que 14,4 milhões fazem parte do grupo de indivíduos que não são obrigados por lei a realizarem votação, com a maioria sendo formada por eleitores mais novos. Os eleitores jovens, na faixa etária de 18 a 24 anos, correspondem a 19 milhões de cidadãos. 

A votação ocorre em novembro em 5.568 municípios do País, com exceção para o Distrito Federal e o distrito de Fernando de Noronha (Pernambuco), onde não existe esse tipo de eleição local. O calendário eleitoral municipal desta temporada acontece nos dias 15, data do primeiro turno, e no dia 29, para quando está agendado o segundo e último turno, que envolve somente a escolha de chapas de prefeitos.

Quem está em situação irregular não poderá exercer seu papel, sendo que o prazo para regularização do título terminou em maio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.