Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Alca: Brasil e Argentina fecham estratégia para próxima reunião
Da AFP
16/01/2004 | 08:24
Compartilhar notícia


Os governos de Argentina e Brasil chegaram a um acordo, nesta quinta-feira, sobre uma estratégia comum de negociação para a próxima reunião da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), na cidade mexicana de Puebla, entre os dias três a seis de fevereiro.

Em comunicado à imprensa, o ministro das Relações Exteriores argentino, Rafael Bielsa, anunciou ter assinado, "em particular, o conjunto dos direitos e obrigações da Alca de acordo com as vontades do Mercosul".

O chanceler Bielsa e o subsecretário de Integração Econômica Americana e Mercosul, Eduardo Sigal, receberam a delegação brasileira, para o segundo dia de reunião.

As delegações, presididas pelo secretário do Comércio Internacional, Martín Redrado, e o vice-chanceler brasileiro, Samuel Pinheiro Guimarães, "avançaram em vários pontos a respeito das negociações com a União Européia e com a Índia".

No entanto, esclareceu que nos dois casos, as decisões deverão ser adotadas na reunião de coordenadores do Mercosul, que será realizada nesta sexta-feira.

Para resolver assuntos relacionados às negociações com a União Européia, haverá uma reunião de coordenadores dos quatro sócios (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) em 16 de fevereiro próximo, com vistas à preparação do XII Comitê de Negociações Inter-regionais, em março, em Buenos Aires (capital argentina).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.