Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Setecidades
>
Combate à violência
São Caetano terá Delegacia da Mulher em agosto

Unidade será implantada no 2º DP (Santa Maria) e será a primeira da cidade

Do Diário do Grande ABC
21/07/2020 | 17:14
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualizada às 2h34

São Caetano vai receber a primeira DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) do município. A iniciativa é do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), que anunciou que o equipamento será instalado no 2º DP (Santa Maria) de São Caetano. Objetivo é que a estrutura comece a funcionar em agosto após obras de adaptação que serão realizadas pela Prefeitura. A informação foi confirmada em encontro com o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), realizado ontem, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

No início do mês, o parlamentar havia se encontrado com representante do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) para discutir o assunto, além de se reunir com o secretário executivo da Polícia Civil na segunda-feira. “Era uma demanda antiga da cidade, pelo fato de ser a única (entre Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá) sem uma DDM. Iniciamos as indicações ao governo do Estado no passado e foi muito receptivo à ideia, então, hoje (ontem), na reunião, o vice-governador deu o aval”, detalhou o parlamentar.

Segundo Thiago, a Prefeitura aguarda análise da Secretaria de Obras em relação às intervenções necessárias para o funcionamento da DDM no prédio do 2º DP. Ao término da obra, expectativa é que decreto de funcionamento do equipamento seja publicado de imediato. “O governador (João) Doria (PSDB) já determinou ao general Campos (secretário estadual de Segurança Pública) que agilize os trâmites entre a Prefeitura e o Estado para transformar essa importante reivindicação em realidade”, afirmou Garcia.

Ao parlamentar, o delegado seccional Ronaldo Tossunian garantiu que há corpo técnico disponível para iniciar as atividades da DDM. Vale lembrar que o atendimento é realizado majoritariamente por mulheres. Além disso, o funcionamento do equipamento por 24 horas está sob análise. “É um benefício para as mulheres que sofrem algum tipo de agressão porque não precisarão mais se locomover até outras cidades para denunciar”, apontou Thiago.

“É um equipamento fundamental no combate à violência contra a mulher, o que infelizmente ainda é uma triste realidade no País. Com a Delegacia (de Defesa da Mulher), oferecemos um canal direto, acolhedor e humano para o relato de abusos, além de protegermos as mulheres contra qualquer tipo de agressão”, assinalou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

EM SÃO BERNARDO

A reforma do 2º DP (Rudge Ramos) de São Bernardo foi entregue ontem pela Prefeitura. Entre as melhorias estão a substituição dos sistemas elétrico e hidráulico, a troca de pisos e azulejos, manutenção do telhado e do forro e pintura geral. Não há estimativa de investimento, uma vez que foi realizada pela população, que se organizou em multirões, e a partir de doações de materiais para a renovação. A administração municipal foi responsável pelo recapeamento asfáltico externo, sinalização viária e manutenção das árvores do entorno.

“A participação da comunidade na recuperação deste espaço foi muito importante. O que ocorreu aqui foi o empoderamento da população para cuidar do bem público. Trata-se de um modelo muito difundido na Europa onde, por exemplo, o bombeiro é voluntário, sendo parte da comunidade, não um órgão público”, afirmou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Na região, apenas Ribeirão Pires e Rio Grande ficam sem equipamento

Com anúncio da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) em São Caetano, só Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ficam sem equipamento. A Prefeitura ribeirão-pirense informou que pleiteia a instalação de DDM desde 2017 e, em 2019, a administração protocolou pedido à SSP (Secretaria de Segurança Pública). Rio Grande não retornou até o fechamento desta edição.

Em Santo André, a unidade funciona na Rua Laura, 452, no Centro, desde o início do mês, das 9h às 19h. A delegacia especializada de São Bernardo fica na Rua José Meza Mendonça, 40, Jardim do Mar, opera 24 horas. Em Diadema, a unidade está na Rua Santa Rita de Cássia, 42, Centro, e atende das 9h às 18h. Em Mauá, a DDM está localizada na Rua General Osório, 75, Vila Bocaina, e está aberta das 9h às 18h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.