Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Eureca faz Carnaval de protesto nas ruas de São Bernardo
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
24/02/2006 | 08:27
Compartilhar notícia


O bloco Eureca sai nesta sexta-feira ao meio-dia pelas ruas do Centro de São Bernardo. A exemplo de escolas de samba, o bloco tem seis alas e uma bateria com 80 componentes. Mas a proposta é outra. "Nosso objetivo não é o Carnaval, mas uma folia-protesto abordando temáticas sobre direitos das crianças e adolescentes", explica Ademar Carlos de Oliveira, coordenador-geral da entidade Projeto Meninos e Meninas de Rua, uma das criadoras do bloco.

A estimativa é reunir duas mil pessoas entre representantes de entidades da área de atendimento à infância e juventude, e crianças e adolescentes em situação de risco. "Virão dois ônibus de São Vicente, quatro de Guarulhos e três da favela Heliópolis", diz o coordenador. Existente desde 1992, o bloco escolheu como lema deste ano Direitos Humanos: Contra o Abuso e Exploração Sexual. "É uma forma animada de falar de temáticas não tão animadoras."

Outra opção para os foliões é o tradicional bloco Baxaria, que sai neste sábado pelas ruas de Santo André. No país da bola tudo rola é o tema do bloco que pretende lembrar as falcatruas que os brasileiros vêm assistindo, principalmente no meio político. Mas a proposta principal deve ser mesmo a diversão, já que os homens sairão vestidos de mulher. "O bloco sai com cerca de 300 pessoas e volta bem maior porque o povo vai se agregando pelas ruas", explica Maria José Matavelli Targher, uma das coordenadoras da entidade.

A concentração será em frente ao Clube 1º de Maio e irá contar com parte da bateria da escola de samba Ocara, que desfila no Grupo 1, e com ex-integrantes da banda Lira de Santo André. No domingo, é a vez da Vila de Paranapiacaba receber os foliões. O bloco Bruacas também terá homens vestindo roupas femininas e vice-versa, em desfile pela parte baixa da vila. O ponto final será o Clube União Lyra-Serrano, que foi reformado em abril de 2005 e reestréia sua participação no Carnaval.

Nos anos 70, o espaço era ponto de encontro de moradores e turistas que se divertiam nos bailes no salão. Segundo a Prefeitura, até quinta-feira 75% das vagas das 13 pousadas da vila já estavam reservadas para o fim de semana prolongado.

Blocos na região

Nesta sexta-feira

Eureca – Saída às 12h na rua Jurubatuba, 1.610, Centro, São Bernardo.

Bloco defende bandeira dos direitos da criança e do adolescentes. Conta com seis alas e uma bateria com 80 componentes.

Neste sábado

Baxaria – Saída às 12h32, na rua Álvares de Azevedo, em Santo André, em frente ao Clube 1º de Maio. Conta com parte da bateria da escola de samba Ocara e ex-integrantes da Banda Lira de Santo André.

Domingo

Bruacas – Saída às 14h no Bar do Campo (avenida Fforde, próximo ao campo de futebol), na parte baixa da Vila de Paranapiacaba, em Santo André.

Às 17h o bloco chega ao Clube União Lyra-Serrano (rua Antonio Olyntho, 450), onde a festa se estende até as 22h. Acompanha a banda Caxambu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.