Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
O adeus do jurista, professor, pensador

DR. EDUARDO DOMINGOS BOTTALLO (São Paulo, 25-9-1938 - 4-7-2020)

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/07/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“De meu pai, herdei o que sou hoje, inclusive advogada, além de editora. Sou filha e admiradora, inclusive como aluna que fui de suas espetaculares aulas de direito constitucional na Faculdade de Direito de São Bernardo.”

Fernanda Bottallo, Memória, 17-8-2016.

Ele inscreveu definitivamente o seu nome no Grande ABC ao exercer por seis anos o cargo de diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo. A gestão 1988 a 1993, mais o seu tempo de professor, outorgaram a Eduardo Domingos Bottallo o título de professor Honoris Causa da instituição.

CARREIRA

Formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (turma de 1960), Dr. Bottallo lecionou também nas Arcadas de 1975 até a aposentadoria, em 2008. Foi conselheiro da OAB/SP e vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo. Era mestre (1979) e doutor (2001) em Direito.

Em 1985 fundou, em Santo André, o escritório de advocacia Eduardo Bottallo & Associados Advogados. Foi juiz do TRE/SP (em dois biênios, de 1998 a 2002). Premiado pelo IASP em concurso promovido para selecionar os melhores arrazoados forenses.

Dr. Bottallo recebeu vários prêmios, entre os quais: da OAB de Santo André, o título de Advogado Exemplar; do TJ/SP, o Colar do Mérito Judiciário; do TRE/SP, o Colar do Mérito Eleitoral.

O AUTOR

Dr. Bottallo escreveu artigos para o <CF161>Diário</CF>. E livros na área de Direito, entre os quais:

1 – Curso de Direito Empresarial (três volumes), Editora Resenha Tributária, São Paulo, 1976; 

2 – Procedimento Administrativo Tributário, Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1977; 

3 – Dívidas Fiscais II - Processo Judicial</CF>, Editora Saraiva, 1978.

Na área cultural, Dr. Bottallo é autor de dois livros de crônicas: 

1 – O Torto e o Direito (Alpharrabio Edições, 1994);

2 – Cartas de (e para) um combatente, pela mesma editora, com detalhes e novos fatos da Revolução Constitucionalista de 1932.

Neste segundo livro, Dr. Bottallo reúne acervo de cartas que seu tio, François Bottallo, voluntário da revolução, remetia do front de guerra, transformando-se em um diário.

As cartas retratam a rotina e o dia a dia dos combatentes, a geografia do local e o modo em que os fatos aconteciam.

Com Cartas de (e para) um combatente</CF> o autor foi vencedor do Concurso de Monografia sobre a Revolução de 32, da OAB-SP, e foi o primeiro passo para transformar a obra em livro.

A FAMÍLIA

Dr. Bottallo parte aos 81 anos. Filho de Eugênio Bottallo Jr e de Assumpta Gonsales. Mulher: Marilena de Carvalho Bottallo; Filhos: Marcelo, Maria Fernanda, Maria Cristina e Pedro Bottallo. Netos: cinco. Seu corpo foi encaminhado ao Crematório Planalto, em São Bernardo.

Diário há meio século

Terça-feira, 7 de julho de 1970; ano 12; edição 1275

Santo André – “Quem ajudará a Vila Luzita?” foi o título de reportagem escrita pelo jornalista Hildebrando Pafundi.

“Uma das figuras mais pitorescas e tradicionais da Vila Luzita é Angela Fielque, que reside neste local há 45 anos”, escreveu Pafundi.

“Hoje a Prefeitura já abriu muitas ruas e fez algum melhoramento. Mas em compensação, veja quantos problemas nós temos. Eu chego a sentir saudades do mato de antigamente”, continuou dona Angela.

Numa foto, feita por Pedro Martinelli, aparecem duas crianças brincando, com a legenda: “No meio do barro e do lixo, só a inocência consegue torná-las menos infelizes”

Educação – Clarice Matta assume o cargo de inspetora do Ensino Secundário e Normal de São Bernardo, em delegacia estadual. Substitui a Roberto Bueno Sobrinho, transferido para São Paulo.


Em 07 de julho de...

1>915 – Instaladas as enfermarias da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo, atual Centro Hospitalar Dr. Newton Brandão, em Santo André.

1930 – Delegado de polícia de São Bernardo, Pedro Piva remete à chefatura em São Paulo a quantia de 1:300$000, proveniente de multas impostas a banqueiros do jogo do bicho na região. 

1960 – Um caminhão de Itariri (São Paulo) choca-se com a traseira de um automóvel conduzindo quatro estudantes na Via Anchieta, km 16, em São Bernardo. Os veículos caíram numa vala de seis metros de altura. O motorista fugiu. Um estudante morreu e os outros três ficaram feridos. A polícia encontrou uma garrafa de pinga no interior do caminhão.

1970 – Instituído o PIS (Programa de Integração Social). Objetivo: integrar o empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Santos do Dia

Félix de Nantes

Ilídio

Vilibaldo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.