Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Pesquisa: brasileiros pretendem comprar carros novos ainda em 2020
Da Redação
Do Garagem360
25/06/2020 | 09:18
Compartilhar notícia


Apesar dos impactos iniciais no mercado automotivo ocasionados pela covid-19, 84% dos consumidores interessados na compra de um carro 0 Km planejam a aquisição para 2020, segundo um estudo feito pela Webmotors, empresa de tecnologia no setor de compra e venda de veículos, em parceria com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Compra de carro 0 Km em 2020

Das pessoas que não pretendem mais comprar ou trocar de carro este ano – 11% dos participantes da pesquisa –, a incerteza financeira foi apontada por 57% dos entrevistados como a principal preocupação dos consumidores como um fator que as impedem de adquirir esse bem. Mas outros quesitos também foram citados, como melhores condições de pagamento – para 34% dos envolvidos – e a demora para a venda do carro atual para a compra do novo – para 18% dos participantes.

A incerteza financeira também foi citada pelos consumidores que optaram por adiar a compra do carro, ainda que momentaneamente – para esse público, porém, há alternativas viáveis do setor que poderiam auxiliar a mitigar o receio de insegurança para a compra do carro, como redução de impostos (48%); revisão nas taxas de juros (45%); e bônus no carro usado e pagamento de 100% da tabela Fipe (41%).

LEIA MAIS: Car hunter ajuda na compra e venda de automóveis
Itens considerados de luxo se tornaram básicos para compra e venda de veículos, aponta pesquisa

“Os resultados da pesquisa apontam saídas para ajudar o consumidor a concretizar a compra do carro novo”, enfatiza Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. Nesse contexto, ele ressalta que, em suma, os consumidores esperam uma boa avaliação no modelo usado, redução de impostos e melhores condições de pagamento sejam mais adequadas ao orçamento.

“Mais do que números, esta pesquisa revela mudanças no comportamento dos consumidores. Creio que parte dessas mudanças permanecerá mesmo após o surgimento de uma vacina ou de tratamentos mais eficazes para a covid-19”, afirma Luiz Carlos Moraes, Presidente da Anfavea.

O levantamento mostra que, de forma geral, 64% pretendem comprar um carro ainda neste ano, enquanto apenas 12% preferem postergar para 2021. Dos entrevistados, 68% indicou que pretende comprar modelos usados, volume que já foi maior que o apontado em pesquisa realizada em dezembro de 2019, que era de cerca de 80%.

Pagamento à vista

A pesquisa mostrou que a forma de pagamento varia de acordo com a expectativa de compra. Para os que planejavam ainda para o mês de junho, por exemplo, 38% dos interessados pretendem financiar parte do valor total; e para os interessados em comprar um carro nos próximos 3 meses, 63% também informaram a intenção de financiar parte ou o valor total do carro.

Ainda sobre as formas de pagamento, 68% dos participantes da pesquisa informaram conhecer o leasing, e 41% estariam dispostos a usar esse modelo de pagamento. Já a assinatura de automóveis, que é um formato bastante ativo em alguns países e funciona como um aluguel, mostra um cenário diferente: 53% consideram essa solução.

Para os compradores que decidiram suspender a compra do carro novo, a maioria indicou que irá investir ou guardar o dinheiro para a compra futura do modelo – 50% alegam que aplicarão o dinheiro em investimentos e 32% que deixarão na poupança. O transporte público foi o meio mais rejeitado na pesquisa, 66% dos respondentes alegam que descartariam a utilização desse meio após o fim da quarentena.

Sobre a pesquisa

Essa pesquisa da Webmotors e da Anfavea foi realizada com 1.668 usuários do site da Webmotors espalhados por todas as regiões do País. A maioria dos respondentes é composta por homens com faixa etária de 36 a 45 anos, a maioria da região Sudeste.

10 carros mais vendidos no mundo

Se o Chevrolet Onix domina as vendas no Brasil e na América do Sul, no mundo o Toyota Corolla segue firme no ranking de emplacamentos. É o que revela os dados da consultoria Focus2Move, cujas informações apontam que o modelo é o carro mais vendido no planeta em 2020 (até fevereiro).

Na galeria, confira quais são os 10 modelos mais vendidos neste ano.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.