Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Campo de futebol reúne família de São Bernardo

Os Ongaro estão presentes na História de São Bernardo desde pelo menos a década de 1920, conforme assinala o projeto...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Os Ongaro estão presentes na História de São Bernardo desde pelo menos a década de 1920, conforme assinala o projeto 'Passaporto', desenvolvido pela Câmara Municipal. Trata-se de uma família numerosa.

A foto mostra bem isso. Foi batida em 20 de novembro de 1957 no Estádio Almerindo Protti, também conhecido como campo do Esporte Clube Brasil. Transformada em pôster, a fotografia é mantida pela advogada Marli Cestari em seu escritório.

Em 1957, Marli era uma menina. Na foto está ao lado da irmã. O casal Francisco Ongaro completava 60 anos de casamento ao lado de filhos, genros, noras, netos e bisnetos.

Uma segunda fotografia coletiva da família Ongaro data de 18 de março de 2007 numa São Bernardo já bem modificada: em 1957, mesmo que independente, era uma vila; em 2007 - 50 anos depois - transformara-se em metrópole; o campo do Brasil, por exemplo, de há muito havia sido extinto, para dar passagem ao sistema trólebus.

Diadema

Conforme escrevemos, esta exposição sobre a primeira eleição para escolha dos dirigentes políticos de Diadema, há meio século, começa a agradar pela singularidade do convite. O Centro de Memória de Diadema faz escola e deixa uma lição que pode e deve ser seguida por outros centros de Memória.

Diadema 1959-2009. 50 anos: Primeira Eleição Municipal. Local: Centro de Memória. Endereço: Avenida Alda, 255. Telefone: 4043-0700. Fotos e reproduções: Foto Matriz. Visitação: até 28 de novembro. Entrada franca.

São Caetano

61 anos de autonomia. Palestra de Olga Montanari de Mello, líder autonomista. Local: Escola Leandro Klein. Endereço: Bairro Mauá: Estrada das Lágrimas, 1656. Horário: 8h30. Rudge Ramos

Missa, às 19h, na Matriz de São João Batista, em Rudge Ramos, no 18º aniversário de falecimento do padre Fiorente Elena.

O 10º Congresso

Mais um painel programado para 4 de novembro: "Arte e Cultura". Coordenação: Priscila Perazzo; participantes: Herom Vargas, Vilma Lemos e Paula Venâncio, todos do IMES=USCS.

Inscrições abertas para o 10º Congresso de História do Grande ABC: Fundação Pró-Memória de São Caetano. Informações: http://www.fpm.org.br/; 4223-4780.

Sagrada Família

Igreja Matriz Sagrada Família, de São Caetano, iniciou domingo a Festa de Padroeira, que chega à sua décima edição. Durante toda a semana, ao meio-dia, serão mantidas barracas típicas de comida em frente à igreja (praça Cardeal Arcoverde), com shows artísticos. À noite, a Missa da Família, com temas diferenciados. O tema de ontem foi "Gestante, Mãe e Avós"; o tema de hoje será "Pais e Avós". Memória acompanhará a semana, publicando cartazes de todas as festas. Mais informações: www.matrizsagradafamilia.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 20 de outubro de 1979

Manchete - MDB protesta com veemência contra reforma partidária. Tito Costa (prefeito de São Bernardo) propõe mandado de segurança.

Internacional - Assinado o acordo sobre usinas de Itaipu e Corpus.

Editorial - A cidade (Santo André) pega fogo e vereadores tocam a lira.

EM 20 DE OUTUBRO DE...

1904 - Lavínia Rudge Ramos nasce em São Paulo, filha do Dr. Rudge Ramos, delegado de polícia. Casou-se com Lauro Gomes, prefeito de São Bernardo e de Santo André e deputado federal.

1954 - Inaugurada a COOP, com o nome de Cooperativa da Rhodia: um grande armazém no velho depósito da Antarctica ao lado do Cine Tangará, em Santo André.

1959 - Câmara Municipal de São Caetano aprova a criação do Museu Municipal. É a quinta cidade do Estado a interessar-se pela criação de um museu, depois de Atibaia, Ribeirão Preto, Mirassol e Campinas.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Aniversariantes do dia: Itápolis, Nova Guataporanga, Ribeira e Tarumã.

HOJE

Dia do Arquivista, Dia do Poeta, Dia Nacional da Poesia, Dia Internacional do Controlador do Tráfego Aéreo e Dia Mundial de Combate à Osteoporose e Dia do Securitário.

SANTOS DO DIA

Artêmio, Maria Bertila Boscardin, Contardo Ferrini, Iria ou Irene, Laura e Raymond Herman.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.