Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 19 de Maio de 2024

Política
>
São Caetano
Auricchio admite recomendação do MP sobre decreto

Prefeito foi alertado pela promotoria sobre decreto de abertura, mas defende cenário vigente

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), disse que o Ministério Público local encaminhou recomendação à Prefeitura acerca do decreto autorizando a abertura de concessionária de veículos e escritórios, mas reforçou que os indicadores da cidade mostram que a flexibilização pode ser feita dentro dos parâmetros estabelecidos pelo governo do Estado.

Diferentemente de outros municípios do Grande ABC, a promotoria são-caetanense não ajuizou ação civil pública contra a Prefeitura contestando o decreto de relaxamento da quarentena para conter a disseminação do novo coronavírus. A região não recebeu aval do Estado para ir para a Fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, de retomada econômica, mas entendeu ser injusto o fato de ficar fechada enquanto a Capital, na Fase 2, poderia reabrir parte do comércio.

“O Ministério Público fez recomendação para a gente dizendo da incompatibilidade do decreto. Temos tempo para responder. Estamos aguardando os estertores da situação”, comentou Auricchio.

No Grande ABC, a Justiça barrou os decretos de São Bernardo e de Diadema, porém, liberou Santo André e Rio Grande da Serra. As prefeituras de Mauá e Ribeirão Pires não publicaram decreto autorizando o funcionamento desses estabelecimentos em seus territórios.

“Estamos respeitando o conjunto de indicadores. No Grande ABC, esse conjunto é absolutamente melhor. O de São Caetano é mais positivo ainda na comparação com os índices da Capital. Entendemos que há possibilidade da flexibilização. Mas vamos aguardar a decisão do comitê do Estado, reavaliando os indicadores da região, que serão novamente submetidos a uma análise criteriosa. Acredito que amanhã (hoje), de forma oficial, iremos para a fase laranja”, comentou Auricchio, em referência ao anúncio feito pelo governador João Doria (PSDB).

Em São Caetano foram 1.351 casos confirmados de Covid-19, sendo 64 mortos no total (um registrado ontem). Segundo a administração, a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é na casa de 36%.
(Colaborou Dérek Bittencourt) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.