Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Tripulantes e passageiros do Legacy prestam depoimento
Do Diário OnLine
Com Agências
01/10/2006 | 16:16
Compartilhar notícia


As sete pessoas que estavam no jato Legacy, da Embraer, que teria colidido com o Boeing 737-800 da Gol na última sexta-feira já prestaram depoimento à Polícia Civil de Cuiabá e agora estão em São José dos Campos para prestar mais esclarecimentos à comissão de investigação.

Segundo o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, os passageiros disseram que sentiram o impacto, ouviram o barulho, mas nada viram. “Simplesmente viram uma sombra e um barulho e imediatamente trataram de aterrissar. Encontraram a Base Aérea de Cachimbo e aterrissaram”.

De acordo com Zuanazzi, “evidentemente, as investigações mais importantes começam à medida que se ouça o que contêm as caixas-pretas do avião da Embraer, para que os depoimentos se completem”.

Apesar de ainda não haver confirmação oficial de que os dois aviões teriam colidido em pleno vôo, Zuanazzi disse que essa possibilidade é muito grande “em função de que há algumas avarias na aeronave da Embraer”.

Estavam no jato Legacy dois pilotos norte-americanos, dois executivos da empresa que havia comprado o avião, dois funcionários da Embraer que acompanhavam o vôo e um jornalista do New York Times.

O piloto, Joe Lepore, e o co-piloto, Jan Palladino, revelaram que o jato, comprado dias antes, tem o equipamento anticolisão (dispositivo que identifica a aproximação de outra aeronave), mas por um motivo desconhecido o alarme não disparou.

Conforme relato da tripulação do jato, as conseqüências da colisão com o Boeing se resumiram a um certo desequilíbrio na aeronave, logo controlado e a danos em duas peças: o aprofundador, localizado na cauda do avião e o mindlet, situado na ponta da asa esquerda, e cuja função é auxiliar na estabilidade do avião.

Caixa-preta - A caixa-preta do avião Legacy começará a ser analisada ainda neste domingo pela comissão de investigação da Anac, em São José dos Campos (SP). Zuanazzi, o equipamento que sinaliza a presença de outra aeronave em rota de colisão, o chamado TCAS, do Legacy, estava funcionando.

“O aparelho estava ligado. No Legacy foi testado antes de sair, foi testado na chegada (na Base Aérea) do Cachimbo e estava funcionando. Segundo informação dos pilotos, estava ligado e funcionando”, disse.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.