Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Grande ABC acompanha o País e acelera importações
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
21/10/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


 

No Grande ABC, a balança comercial é proporcional ao resultado nacional. As importações tiveram crescimento 30% superior ao das exportações.

O acumulado de janeiro a setembro deste ano (montante exportado menos o importado), em valores reais, foi de R$ 1,42 bilhão, frente a US$ 1,98 bilhão, segundo cálculos do Observatório Econômico da Prefeitura de Santo André, baseados em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

As exportações na região cresceram 11,3% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2007. Já as importações, tiveram aumento de 40,5%.

Como é possível observar, o Grande ABC acompanhou o movimento do País. Conforme explica Moisés Pais dos Santos, economista do Observatório Econômico, o efeito da volatilidade do dólar ainda não foi sentida pelos importadores devido a contratos futuros de proteção (hegde).

"Graças a esses contratos, a moeda norte-americana tem um preço fixado por 60 a 90 dias. Por isso, "mesmo com a alta do dólar, as importações continuaram aquecidas", conta.

Outro ponto que explica o quadro da balança comercial é a diminuição da demanda externa. "Os Estados Unidos respondem por 30% das importações de produtos oriundos de Santo André. Com a desaceleração da economia norte-americana, o consumo diminuiu", afirma Santos, referindo-se à crise financeira dos EUA, que sofre risco de entrar em recessão e, com isso, vem afetando todas as demais economias.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.