Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Coluna
No lugar do tobogã, mais escadarias

“Acho tudo maravilhoso, mas detesto essa empresa Allegra Pacaembu, que adquiriu o estádio. Fizeram um projeto arquitetônico horrível, cheio de escadas, de difícil acessibilidade com o objetivo de transformar aquilo tudo em um shopping center, sem nenhuma preocupação com o esporte.” Geraldo Nunes

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


O jornalista e historiador Geraldo Nunes – que eternizou o programa São Paulo de Todos os Tempos – não economiza críticas ao projeto do futuro Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, que um dia substituiu a original Concha Acústica pelo nada poético tobogã e que agora deverá derrubar o tobogã, abrindo espaço ao projeto observado no desenho da abertura da Memória e hoje. 

A crítica maior de Geraldo Nunes, quanto à acessibilidade difícil, pode ser observada na quantidade de escadas projetadas. Em seu blog, o jornalista analisa dois projetos, este do Pacaembu e o do Museu Paulista, no Ipiranga – o segundo com uma preocupação bem maior no campo do acesso às suas dependências.

Escreve Geraldo Nunes:

Veja essa sequência e preste atenção na parte interna do edifício que pretendem construir no lugar do tobogã.

O projeto arquitetônico é horrível, cheio de escadas, mais parecendo com as construções escolares dos anos 1960.

Entrei em contato com essa Allegra Pacaembu e eles me disseram que tudo está dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Tenho dúvidas.

Encaminhei o assunto com essas fotos para a comissão de acessibilidade da Prefeitura, mas não obtive resposta. Depois que a obra estiver pronta, a população irá reclamar, mas já será tarde.

ANÁLISE

Em seu blog, Geraldo Nunes estuda detalhadamente os projetos do Pacaembu e do Museu Paulista.

Nos três arquivos seguintes, o que o jornalista estudou:

MUSEU PAULISTA

https://blogdogeraldonunes.blogspot.com/2019/10/projeto-de-restauracao-do-museu-do.html

PACAEMBU

https://blogdogeraldonunes.blogspot.com/2019/10/projeto-de-restauracao-do-museu-do.html  

DESENHO UNIVERSAL

https://blogdogeraldonunes.blogspot.com/2019/09/entenda-o-que-e-desenho-universal-e-me.html

FABIO SILVA BRANCO

Eletrônica – Turma de 1984

Tinha o apelido de Doido na ETI. Formado, fui contratado pelo Hospital Albert Einstein, trabalhava na assistência técnica de equipamentos médicos. A pequena equipe da qual eu fazia parte deu origem ao departamento de engenharia clínica. 

Trabalhei alguns anos como técnico de manutenção na Arno, onde aprendi sobre a área ‘de automação industrial. 

Fiz engenharia elétrica na Fesp e pós em marketing na FEI. Retornei para o segmento médico, estou há 20 anos na área de marketing e há 16 como gerente de produto numa empresa de equipamentos para neurocirurgia e ortopedia.


Em 21 de maio de...

1920 – Admar Mendes de Campos nasce em Timburi, interior de São Paulo. Mora em Santo André desde 1945. Advogado, turma de 1956 da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. É o mais antigo jornalista do Grande ABC e completa 100 anos hoje. 

1975 – Prefeitura de Rio Grande da Serra abre concurso público para a contratação de dez novos funcionários.

1985 – A greve dos metalúrgicos entra em seu 41º dia, igualando-se ao período de paralisação de 1980, quando as reivindicações eram praticamente as mesmas.

Diário há meio século...

Quinta-feira, 21 de maio de 1970; ano 12; edição 1239 

Manchete – Conselho de Segurança Nacional cassa seis deputados paulistas: Gilberto Geraldo Siqueira, Leoncio Ferraz Junior, Lucio Casanova Neto, Murillo Souza Reis, Nicola Avallone Junior e Orlando Jurca. O regime militar cassou também quatro deputados de Pernambuco.

Santo André – Engenheiro Sebastião Di Lascio, da delegacia local da Fiesp/Ciesp, confirmado para assumir a Secretaria de Obras da Prefeitura, no lugar de Rodolpho Mansueto Dini.

São Caetano – João Anhê, segundo suplente da Arena, assumiu cadeira na Câmara Municipal na licença de 30 dias de José Agostinho Leal.

imprensa – J. Ribeiro, do Kennel Clube, passava a assinar às quintas-feiras uma coluna de cinofilia no Diário.

Hoje

- Dia da Língua Nacional

Santo do dia

- CRISTÓVÃO DE MAGALHÃES (México, 1869-1927). Padre. Martirizado juntamente com outros 24 católicos durante a Guerra dos Cristeiros.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 21 de maio:

- Em São Paulo, Jumirim, Nantes e Paulistânia. Os três foram criados em 1995. Jumirim emancipado de Tietê; Nantes de Quatá e Paulistânia, de Agudos.

- Em Minas Gerais, Tombos

- No Rio Grande do Sul, Torres

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.