Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Como descartar o lixo eletrônico durante a quarentena?
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
19/05/2020 | 12:48
Compartilhar notícia


Aumentando em uma média de 4% ao ano, o lixo eletrônico é um dos resíduos que mais cresce no mundo. Apenas no ano passado, foram jogadas cerca de 40 milhões de toneladas, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entretanto, o descarte incorreto de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias pode trazer impactos negativos para o planeta e o ser humano. Por outro lado, a reciclagem de celulares, fones, impressoras, cabos, carregadores, permite o resgate e reutilização de plástico, vidro, cobre, prata, ouro, e muitos outros componentes, além de dar a destinação correta e segura para materiais que não podem ser recuperados.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) revelou que 85% dos entrevistados mantinham algum tipo de equipamento sem uso guardado em casa. Porém, é possível fazer o descarte correto daqueles aparelhos que estão esquecidos em alguma gaveta. A Green Eletron, gestora sem fins lucrativos para a logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, dá dicas.

Leia mais:
Artista cria obras de arte usando apenas lixo eletrônico
Lixo eletrônico é um problema real e ameaça o futuro do planeta
Obsolescência programada: o que é e como identificar o uso por parte das empresas

Separe o que será descartado

O primeiro passo é separar o lixo reciclável (garrafas plásticas, papelão, potes de vidro) do lixo eletrônico. Cada um deles possui uma destinação específica para facilitar o processo de reciclagem. Aqui, saiba o que pode ser descartado nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de eletroeletrônico.

Os PEVs costumam ser instalados em supermercados, shoppings, parques. Porém, muitos podem se encontrar fechados por causa da quarentena. Por isso, a dica é separá-los e deixá-los reservados em algum ponto da sua casa para serem descartados após o término do distanciamento social. Os produtos não têm cheiro e não são perigosos. O que não pode é jogar no lixo comum.

Como descartar

Se você for descartar eletroeletrônicos, não desmonte os produtos. Se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares e notebook, é importante deixá-la dentro. Para as pilhas comuns, basta armazená-las soltas ou em uma sacola de plástico e entregá-las em qualquer ponto de coleta de pilhas ou até mesmo de eletrônicos, que também são equipados para recebê-las.

Localize o PEV mais próximo de você

Com a tecnologia, o processo de identificar o coletor para o descarte de eletroeletrônicos, pilhas e baterias ficou mais fácil. A Green Eletron disponibiliza em seu site todos os PEVs e os classifica por proximidade do endereço inserido por cada pessoa que faz a busca.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, confira alguns dos produtos que estão em exposição no Museu Tecnológico da Coopermiti, que resgata produtos jogados no lixo:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.