Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Memória
>
Coluna
A noite da tomada do Pacaembu pelo Flamengo

Aparecido Roberto Rodrigues, assessor do Sindicato do Comercio Varejista do Grande ABC, acompanha com interesse esta série sobre os 80 anos do Pacaembu. Ele também tem uma história saborosa acontecida no estádio

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


O garotinho

Texto: Aparecido Roberto Rodrigues

Foi num jogo Flamengo e Grêmio pela Taça Libertadores da América. Tinha que ser campo neutro. O ano: 1984.

Eu trabalhava na Polibrasil, em Capuava, e fui com uns amigos do Nordeste que torciam pelo Flamengo. Nos arredores do Pacaembu, os colegas compraram ingressos de cambista. Eu achei muito caro e resolvi aplicar em cima do Osmar Santos, o “garotinho de Marília”.

Nasci em Santa Cruz do Rio Pardo. O Osmar passou por mim. Cumprimentei-o.

– Fala conterrâneo.

Osmar parou e perguntou de onde eu era. O papo foi legal.

– Osmar, deixa entrar com você carregando esse monte de fios.

– É pra já, garotinho.

Resumindo: assisti ao jogo em lugar bacana. No segundo tempo procurei meus amigos e só foram gargalhadas. Na volta ao ABC, matamos a fome comendo esfihas no tio ali da Vergueiro.

Nota – A partida assistida por Aparecido Rodrigues foi numa quinta-feira à noite, 19 de julho de 1984. Jogo extra, 0 a 0 no tempo normal, mesmo placar na prorrogação. Resultado beneficiou ao Grêmio, que foi à final e acabou batido pelo Independiente.

O Grêmio treinado por Carlos Froner e com De León e Renato Gaúcho; o Flamengo do técnico Zagallo, já sem o Zico (vendido à Udinese), mas com Tita e Bebeto.

Era invasão flamenguista ao Pacaembu, com muitos torcedores residentes na Grande São Paulo, caso do nosso missivista.

Diário há meio século

Terça-feira, 19 de maio de 1970; ano 12; edição 1237

Manchete – Polícia Federal investiga onda de crimes em Caicó, no Rio Grande do Norte

Repressão – Exército prende no Rio o diretor de cinema Walter Lima Junior, diretor do filme Menino de Engenho, baseado no romance de José Luiz do Rego e figura importante do movimento conhecido como Cinema Novo.

Futebol – Saad 4, Corinthians 1 na abertura do Campeonato Paulista. Jogo disputado no Estádio Municipal de Santo André, hoje Bruno Daniel.

Etianos - Lembranças dos que estudaram na Escola Técnica Industrial Lauro Gomes (ETILG), depois ETE e Etec, em São Bernardo

ROBERTO ESCUDERO JUNIOR

Eletrônica – Turma de 1984

Na ETI era conhecido por Lock, devido à aparência física com um ex-aluno, a quem não conheci. Mas também por ser louco pela escola e pelos amigos que lá fiz. Recentemente tive o prazer de reencontrá-los no jantar dos 35 anos de formatura. 

Comecei a carreira em 1985 como programador de sistemas (adorava Cobol) na Rádio e TV Bandeirantes e depois trabalhei numa grande Indústria de embalagens por mais de 20 anos. Em 2018 fui para a CPFL.

Atualmente moro em Jundiaí e trabalho em Campinas como analista de soluções de negócios. Fiz matemática na Fundação Santo André e outros cursos na área de TI. Como estudávamos em período integral e nossos amigos eram como uma família, a ETI sempre será inesquecível.

Em 19 de maio de... 

1965 – Um ano após o golpe militar, dom Jorge Marcos de Oliveira, bispo diocesano de Santo André, assina corajoso manifesto analisando a situação social brasileira.

1970 – Sindicatos e federações do Estado exigem explicações do governo e do Estado sobre a morte de Olavo Hansen, de Mauá, que pertencia ao Sindicato dos Químicos do ABC. Foi morto em 2 de maio depois de ter participado de uma manifestação pacífica no dia anterior.

1975 – A Prefeitura de Mauá repassa ao Estado os serviços de água e esgoto.

Santos do dia 

- Ivo (1253-1303). Um dos mais populares santos da Grã-Bretanha. Atendia gratuitamente aos pobres e desvalidos e dava-lhes orientação jurídica segura para que seus direitos fossem respeitados. É patrono dos advogados e dos juízes

- Crispim de Viterbo

- Prudenciana

Hoje

- Dia do Defensor Público

Bertioga e outros municípios 

- Hoje é o aniversário de Bertioga. Elevado a município em 19 de maio de 1991, quando se separa de Santos, de quem era distrito. 

Mais municípios paulistas: Alambari, Araçariguama, Arapeí, Barra do Chapéu, Cajati, Campina do Monte Alegre, Canitar, Dourado, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Hortolândia, Novais, Potim, Ribeirão Grande, Saltinho e Tuiuti.

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.