Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Anvisa lança guia sobre cosméticos
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
10/05/2004 | 21:11
Compartilhar notícia


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou nesta segunda o Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos, publicação para orientar fabricantes e profissionais da área a assegurar a eficácia e a segurança dos produtos.

O guia, lançado durante a abertura do 18º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, que acontece nesta semana na capital paulista, traz orientações para a realização de testes que garantam as características do produto durante o período de validade. São considerados cosméticos os alisantes, cremes, xampus, perfumes, tintas de cabelo, loções pós-barba, esmaltes, desodorantes, sabonetes e batons, entre outros.

Segundo informações da Anvisa, o objetivo é proteger a saúde da população e atender às necessidades das vigilâncias sanitárias federal, estadual e municipal. A publicação foi elaborada por técnicos da Anvisa e representantes do setor produtivo e de universidades brasileiras. Os interessados em adquirir o guia devem enviar mensagem por e-mail para cosméticos@anvisa.gov.br.

Consumidores – O uso indiscriminado e indevido de cosméticos pode trazer problemas ao consumidor. De acordo com informações da Fundação Procon-SP, ao adquirir qualquer produto, a pessoa deve sempre certificar-se de que o produto tenha em sua embalagem o registro do Ministério da Saúde. No rótulo devem constar ainda prazo de validade, data de fabricação, número do lote, modo de usar, composição e, quando necessário, as precauções e cuidados no manuseio e forma de armazenamento, assim como todos os dados do fabricante (endereço, telefone, CGC e nome completo).

O consumidor não deve evitar adquirir cosméticos em camelôs, pois muitas vezes o produto não tem registro no órgão competente, são armazenados em condições pouco ideais (expostos ao sol, calor etc.) e, além disto, não fornecem nota fiscal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.