Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Família fala em suposto erro médico no PS Central de São Bernardo
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
27/04/2006 | 08:15
Compartilhar notícia


Uma suposta falha de atendimento no Pronto-socorro Central de São Bernardo teria agravado consideravelmente o estado de saúde de um diabético, o motorista aposentado Antonio Fernandes de Barros, 57 anos, segundo denúncia da família. Ele apresentou um quadro de insuficiência arterial, comum à doença mas que, se não for tratado, pode evoluir para necrose e levar à amputação de um membro – no caso, um dos pés de Barros. No último dia 11, quando foi até o PS em busca de tratamento, Barros diz que recebeu alta médica após avaliação, e uma indicação para consulta no Clínica Vascular do Hospital Anchieta. Só que a única data disponível para tal consulta é em setembro.

Devido à notável piora de seu estado, Barros voltou a procurar ajuda na última segunda-feira. Desta vez, foi até o PS do Baeta Neves. Seu pé estava infeccionado e repleto de úlceras, conseqüências da má circulação no membro. O quadro de diabetes do motorista também estava alterado, o que, segundo médicos, contribuiria para uma rápida evolução do problema, com sério risco de amputação. “Ele sentia muita dor. Mal conseguia ficar de pé”, conta a dona-de-casa Lidia de Oliveira Barros, 44 anos. Percebendo a gravidade da situação, os médicos do Baeta Neves decidiram internar Barros.

Agora, a expectativa é de que o motorista seja atendido na Clínica Vascular do Anchieta ainda nesta quinta-feira. “Os médicos (do posto do Baeta Neves) disseram que se ele tivesse que esperar até setembro perderia o pé”, afirma Lidia. É possível que Barros passe por uma cirurgia para ter normalizada a circulação, com desobstrução da artéria ou implantação de um cateter.

Procurada pela reportagem, a Secretaria da Saúde de São Bernardo não se pronunciou sobre a suposta falha no atendimento do aposentado. Segundo a administração, o levantamento envolve três unidades distintas – o PS Central, o Hospital Anchieta e o PS do Baeta Neves – e não seria possível dar uma posição no prazo solicitado pela reportagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.