Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Albright: é cada vez mais difícil negociar com Milosevic
Do Diário do Grande ABC
18/04/1999 | 17:14
Compartilhar notícia


A possibilidade de negociar com o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, se distancia cada dia mais, disse neste domingo a secretária de Estado americano, Madeleine Albright.

``É cada vez mais difícil imaginar que os Estados Unidos possam negociar com ele', disse Albright à rede de televisao americana ABC.

A seretária de Estado destacou que, de todas as formas, uma negociaçao com Milosevic era inútil porque a possibilidade diminuiu desde os ataques aéreos da Otan contra a Iugoslávia há quatro semanas.

``Nao temos a intençao de negociar com ele, sabemos o que queremos', disse Albright, que mencionou a volta dos refugiados, a retirada de Kosovo das forças sérvias e a criaçao de uma força internacional na província.

A secretária de Estado lembrou que os aliados nunca pensaram que a campanha militar seria rápida. Mas, segundo ela, está claro que a medida em que aumentam os bombardeios, sao constatados danos cada vez mais importantes na Iugoslávia.

A Otan planeja ainda reforçar as medidas econômicas contra Milosevic, inclusive com o corte do abastecimento do petróleo, disse Albright.

Por outro lado, a secretária de Estado negou a existência de negociaçoes entre funcionários americanos e membros do Exército de Libertaçao de Kosovo (UCK) para a entrega de armas aos separatistas, como informou a revista News na ediçao de segunda-feira.

Albright também desmentiu que as tropas norte-americanas estejam recebendo neste momento um treinamento especial no Colorado visando uma intervençao terrestre.

Elizabeth Dole, candidata ao nome republicano para as eleiçoes presidenciais do ano 2000 estimou neste domingo, também pela ABC, que a Otan deve vencer a guerra na Iugoslávia, mesmo que para isto seja preciso o envio de tropas terrestres.

``Nao há opçao. Devemos absolutamente vencer a guerra e para vencê-la, devemos ter todas as opçoes sobre a mesa', disse Dole.

Dole, que viajou para os acampamentos de refugiados na Macedônia esta semana, disse que Milosevic deve ser considerado um ``criminoso de guerra' porque suas tropas ``cometem crimes contra a humanidade'.

Elizabeth Dole, esposa de Bob Dole, que disputou em 1995 a presidência dos Estados Unidos, vencidas por Bill Clinton, foi presidente da Cruz Vermelha norte-americana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.